Vírus na corporação
Dois policiais civis são infectados com Covid-19 na Grande Cuiabá Um investigador atua em Várzea Grande e a outra policial trabalha na Diretoria Geral, na Capital
Dois investigadores da Polícia Civil da Grande Cuiabá testaram positivo para o coronavírus. A informação foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia de Mato Grosso (Sinpol), Edleusa Mesquita.
De acordo com ela, o primeiro policial contaminado foi um homem de 36 anos, que atua na Central de Ocorrência de Várzea Grande.
O segundo caso é uma mulher, cuja idade não foi informada, que trabalha na parte administrativa, na Diretoria da Polícia Civil, na Capital.
Os dois começaram a apresentar sintomas há cerca de 20 dias, segundo Edleusa.
O investigador de Várzea Grande começou a sentir dores do corpo, dificuldade para respirar e febre leve. Ele achou que seria a sinusite que teria se agravado e procurou um otorrinolaringologista.
O médico suspeitou que poderia ser Covid-19 e pediu um teste, que foi colhido por um laboratório de Cuiabá e enviado para teste em Brasília.
Após cinco dias, o resultado deu positivo e o investigador foi colocado em quarentena.
Ele continua com os sintomas, em isolamento em casa, mas seu quadro segue estável, conforme Edleusa.
Já a outra policial, assim que começou a sentir os sintomas, procurou um médico da família, que pediu o teste.
De acordo com a presidente do Sinpol, a investigadora foi curada e retornou ao seu posto de trabalho na semana passada.
Todos os colegas de trabalho dos pacientes contaminados foram testados e os resultados apontaram que ninguém foi infectado pelo vírus.
Sem segurança
Por ser um serviço essencial, os policiais não pararam de trabalhar durante a pandemia.
Conforme Edleusa, o Governo demorou em fornecer equipamentos de segurança para os investigadores.
“Só depois de 40 dias o Governo fez alguma coisa. Nós até entramos na Justiça para conseguir os equipamentos. Recebemos doações e conseguimos máscaras e álcool”, afirmou.
Outro lado
A Polícia Civil afirmou que forneceu máscaras e álcool 70% para todos os policiais.
Também foi feita a desinfecção das delegacias, principalmente as com grande circulação de pessoas.
Leia a nota na íntegra:
A Polícia Civil adotou todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias em relação ao servidor plantonista que testou positivo para a Covid-19. O servidor está em isolamento domiciliar.
Todas as informações das providências e comunicação foram prestadas aos órgãos do Governo do Estado.
A instituição informa que forneceu máscaras de proteção e álcool 70% a todos os policiais para utilização durante as atividades laborais, conforme disponibilizado pelo Governo do Estado e também de doações recebidas de entidades e empresas de Mato Grosso. Além disso, a Polícia Civil também providenciou, conforme material recebido de doações, a desinfecção das delegacias de Cuiabá e Várzea Grande, especialmente aquelas com maior circulação de pessoas.
Todas as regionais da Polícia Civil receberam máscaras e álcool 70% glicerinado para os policiais. Foram distribuídas 6.200 máscaras e 11.780 mil litros de álcool.
Comentários