"Ninguém é bobó"
Governo arrecadou acima da média em janeiro, fevereiro e março,
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), não aceita discutir, neste momento, a redução do duodécimo, conforme sugerida pelo governador Mauro Mendes, do mesmo partido. O recurso economizado seria investido em ações para o combate à covid-19.
"Nós estamos atentos e acompanhando passo a passo da economia e da evolução da doença, também estamos fazendo o acompanhamento da arrecadação. Não é o momento porque até agora não demostrou redução", disse Botelho em entrevista ao programa Opinião, da TV Pantanal.
Segundo ele, nos primeiros meses deste ano, a arrecadação ficou acima da média. Em janeiro, por exemplo, ficou 22% acima e o mesmo percentual registrado em fevereiro. Já março o acrécimo da receita foi de 20% a mais e em abril caiu 9%. "O acumlado está bem acima ainda".
Portanto, para Botelho, não há necessidade de discutir. "O governador e o secretário têm que parar de jogar em cima do duodécimo, ninguém aqui é bobó". Ele se refere às declarações do governador e do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que citam a necessidade de discutir a redução de repasses aos Poderes.
"Na hora que for o momento, a gente vai conversar. O governador parou de pagar a dívida, entrou positivo para o caixa", disse se referindo à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a cobrança da dívida dos estados com a União por 180 dias.
Botelho diz que vai ter queda na arrecadação, pelo menos é o que aponta a projeção. "Primeiro é preciso fazer as contas", avisou. Reforçou também que o setor do agronegócio, responsável por 40% da arrecadação, não parou".
Durante a entrevista, Botelho lembrou que é professor de matemática financeira. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa repassou R$ 30 milhões para o governo, dos quais R$ 10 milhões foram para o Hospital Metropolitano.
Para Botelho, no momento que for discutir a redução do duodécimo tem que ser com todos os Poderes e Órgãos auxiliares.
Comentários