Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Maio de 2020 às 16:28
Por: G1-MT

    Imprimir


Servidores estaduais voltarão a trabalhar normalmente — Foto: Rodolfo Perdigão/Secom
Servidores estaduais voltarão a trabalhar normalmente — Foto: Rodolfo Perdigão/Secom

O horário de trabalho dos servidores públicos estaduais voltará a ser presencial e de 8 horas diárias a partir da próxima segunda-feira (11). A definição aconteceu nesta terça-feira (5).

No dia 20 de março, o expediente foi reduzido para 6 horas diárias, com revezamento entre equipes presencial e em home office e outros, como o previsto no decreto, foram liberados pelos chefes dos departamentos para trabalhar em casa, por causa do risco de proliferação do novo coronavírus.

No entanto, de acordo com o governo, os servidores públicos que se enquadram no grupo de risco têm a opção de continuar em regime de teletrabalho e cabe ao gestor de cada secretaria fazer adequações para garantir a preservação dos serviços considerados essenciais e prioritários.

Caso a atividade exercida pelo servidor em grupo de risco não possa ser feita de forma remota, o gestor deverá providenciar a lotação do servidor em unidade na qual este tipo de trabalho possa ser desempenhado, “cabendo à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão efetivar os atos administrativos necessários à regularização funcional do servidor”.

O decreto que ainda deve ser publicado também restabelece todos os atendimentos presenciais, desde que respeitadas as normas de segurança e vigilância sanitária, e o distanciamento mínimo de 1,5 metro de distância entre as pessoas – servidores entre si e usuários – e o uso obrigatório de máscara, ainda que artesanal.

Assim como nos estabelecimentos privados, será proibida a entrada de servidores e de usuários que não estejam usando máscara.

Os órgãos e entidades estaduais deverão priorizar o atendimento ao público externo por telefone ou via internet. Se houver necessidade de ser presencial, é recomendado que seja feito o agendamento prévio “sendo vedada a aglomeração de pessoas em estabelecimento público”.

As reuniões de trabalho, inclusive dos conselhos da administração direta ou indireta, também podem continuar a ser realizadas por videoconferência.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/435503/visualizar/