"JOGA AS MÁSCARAS FORA"; VEJA
Em carreata, grupo "decreta" fim de lockdown em cidade de MT Município de Confresa garante que a medida segue em vigor até a próxima semana
Moradores de Confresa (1.665 km de Cuiabá) realizaram uma carreata na terça-feira (16) contra o lockdown que passou a vigorar no Município desde o último dia 8. A medida foi imposta pelo prefeito Ronio Condão (PSDB) como forma de conter o avanço acelerado da Covid-19 (novo coronavírus).
Pelo decreto, está proibido na cidade o funcionamento de quaisquer atividades que não aquelas consideradas essenciais. A medida desagradou parte da população, especialmente empresários que estão estabelecimentos fechados.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir o “buzinaço” feito durante a manifestação. Populares que também aparecem no vídeo comemoram o “fim” do lockdown na cidade.
A medida, no entanto, é valida por 15 dias e segue em vigor até a próxima segunda-feira (22).
“Joga máscara fora”
No vídeo, é possível ver que um dos populares aparece segurando um fogo de artifício e, aos gritos, diz que a cidade “está liberada.
“Acabou o lockdown. Aqui é ‘Confresinha’ do amor. Está liberada”, afirma o homem.
Na sequência, ele também ironiza o uso das máscaras de proteção facial, que é obrigatória em todo o Estado.
“Pode jogar as máscaras fora. Acabou. Agora aqui é ‘nois’ que manda. A população está contra o prefeito. O prefeito está com medo”, emenda ele.
Veja o vídeo da carreata:
“Liberdade de protestar”
A reportagem tentou contato com o prefeito Ronio Condão, mas não obteve sucesso.
Ao MidiaNews, o chefe de gabinete da prefeitura Elpídio Carvalho da Costa explicou que os comerciantes pediram autorização da Polícia Militar para realizar a manifestação e tiveram o aval, desde que o ato ocorresse de forma ordeira.
“Manifestação todos têm direito a fazer, desde que forma pacífica, como foi. Mas o lockdown continua vigorando e, na próxima semana, o prefeito deve baixar um novo decretando autorizando a retomada de algumas atividades, mas ainda com restrições”, disse.
Costa disse que apesar de ser uma medida que não agrada 100% da população, o lockdown já surtiu efeitos positivos na cidade.
“A gente diminuiu mais de 60% os atendimentos nas UPA. A sociedade está sim vendo que era algo necessário. Prefeito tomou essa decisão pensando em vidas. Mas é claro que às vezes alguns não aceitam ou não querem aceitar”, afirmou.
Casos
Conforme boletim divulgado pela secretaria de Estado de Saúde na última terça-feira (16), Confresa registrou 226 casos do novo coronavírus.
Na cidade, quatro pessoas já morreram vítima da doença.
Em todo o Estado, as notificações somam 6.877 e as mortes chegam a 250.
Comentários