Facmat debate participação das Associações Comerciais nos comitês de crise da Covid-19
O cenário atual e a participação das Associações Comerciais e Empresariais nos comitês de crise da Covid-19, nos respectivos municípios em que atuam, foi tema de uma reunião, por videoconferência, nesta segunda-feira (29.06), promovida pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) com os dirigentes das entidades.
O presidente da Facmat e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, solicitou um parâmetro de cada representante sobre a situação do município em relação ao novo coronavírus. Grande parte dos presidentes das Associações Comerciais integra comitês e conselhos municipais criados para discutir as consequências e atos gerados pela pandemia.
“O objetivo da videoconferência foi alinhar as ações que todos estão realizando e quais os planos de contingência com relação à doença”, destacou Alves. Segundo ele, muitos municípios estão com sérios problemas e o papel das Associações Comerciais é tentar amenizar os prejuízos econômicos e sociais, pensando na saúde da população.
Durante a reunião, os presidentes entraram em consenso quanto a importância da prevenção contra a Covid-19. Concordaram e defenderam que o tratamento precoce, logo no início dos primeiros sintomas, tem aliviado as UTIs e salvado vidas.
“Alguns estados que adotaram o protocolo de Madrid tiveram resultados significativos na cura contra a Covid-19. É uma solução para salvar vidas”, citou Jonas Alves, em referência ao uso de alguns medicamentos prescritos para pacientes com sintomas iniciais de coronavírus e que foram curados.
Os presidentes citaram ainda que o comércio dos municípios está seguindo todos os protocolos de segurança e higienização recomendados pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, higienização com álcool gel, evitar aglomerações, entre outros.
Para tentar conscientizar a população, muitas Associações Comerciais estão promovendo campanhas de divulgação de informações e também buscam formas de minimizar os prejuízos dos comércios locais através do uso de aplicativos, divulgando ações e vendas por delivery.
Comentários