Ninguém está livre
Ex-prefeito em MT morre vítima da Covid; cidade decreta quarentena Jonir de Oliveira Souza foi prefeito e também vereador em Barra do Garças
Depois de ficar internado por 17 dias, o ex-prefeito de Barra do Garças, Jonir de Oliveira Souza, de 80 anos, perdeu a batalha para a covid-19 e morreu na noite desta sexta-feira (17). Ele era um político ilustre na história do Município, onde também foi eleito vereador e exerceu a função de presidente da Câmara Municipal.
Jonir Oliveira, logo que apresentou os primeiros sintomas da doença, já foi internado no Hospital MedBarra, mas teve o óbito confirmado pelas equipes médicas por volta das 21h desta sexta-feira. Segundo informações, ele tinha diabetes. Era casado e pai de três filhos.
Em nota, o prefeito da Cidade, Roberto Farias (PSD) lamentou a morte de Jonir e lembrou de sua trajetória política e empresarial afirmando que teve uma história de dedicação e contribuição ao desenvolvimento de Barra do Garças. Ele foi proprietário da Ferragista Guardiato, empresa pioneira no segmento ferragista na região.
Conforme o prefeito, Jonir deixa um legado de homem íntegro, pai de família dedicado e grande homem público. "Presidente do Legislativo Municipal e prefeito de Barra do Garças por três vezes, Jonir sonhava com o desenvolvimento e a prosperidade de Barra do Garças, cidade que vivia e que escolheu para criar os seus filhos", diz a nota do prefeito Roberto Farias.
"Sua partida deixa em nós um imenso vazio, seu exemplo será sempre lembrado, e em meio à dor da despedida, rogamos ao Espírito Santo Consolador que esteja com toda a família e amigos, acalmando e consolando todos os corações", lamentou o gestor em outro trecho do comunicado.
Com a morte do ex-prefeito, o número de óbitos em decorrência da covid-19 subiu para 41 em Barra do Garças. Conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na sexta-feira, o município contabilizava 499 casos confirmados da doença sendo que 300 pessoas já estão recuperadas, outras 135 seguem monitoradas em isolamento e outras 24 continuam internadas.
Em relação aos óbitos, Barra do Garças já havia registrado 57 mortes, mas 17 eram de pacientes moradores de outras cidades que morreram no município e 40 eram de residentes locais. A morte do ex-prefeito será contabilizada no próximo boletim.
QUARENTENA OBRIGATÓRIA
Também nesta sexta-feira, o prefeito Roberto Farias publicou novo decreto municipal (Decreto nº 4.390) impondo a suspensão total das atividades consideradas não essenciais por 15 dias para cumprir uma determinação da Justiça que decretou quarentena obrigatória na cidade.
Está proibida a realização de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, como shows, parque, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurante, casas noturnas e similares. Festas e confraternizações, inclusives familiares, também estão proibidas.
O atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos também está suspenso no período de duas semanas cabendo ao Município disponibilizar canais para atender ao público de forma não presencial. Barreiras sanitárias também deverão ser instaladas para fazer a triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas para acessar e exercer atividades essenciais.
Comentários