Primeiro Semestre
Fechamento de empresas em Mato Grosso cresce 14,5% O setor do comércio é o que mais contabiliza encerramentos de atividades no período, respondendo por 44,8% do total
Mais de seis mil empresas fecharam as portas de forma oficial, em Mato Grosso.
Dados do balanço deste primeiro semestre, realizado pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), mostram que o volume de ‘baixas’ cresceu 14,5% na comparação com igual momento do ano passado, somando 6.217 empreendimentos ante 5.428.
O setor do comércio é o que mais contabiliza encerramentos de atividades no período, respondendo por 44,8% do total.
O levantamento leva em consideração os setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, e deixam de fora os Microempreendedores Individuais (MEI).
Como pontua a Junta, o fechamento de empresas vem sofrendo aumento desde 2018, ano que registrou 4.215 encerramentos formais. É o terceiro ano seguido de alta sobre a desativação de empresas.
A desaceleração da economia, neste ano potencializada pela crise sanitária do novo coronavírus, também impactou no espírito empreendedor dos mato-grossenses.
Se por um lado houve alta no encerramento de empresas de vários segmentos, houve ainda retração, 9,9%, no volume de aberturas de novas empresas.
Em comparação com o mesmo período no ano passado, a variação é de atuais 9.257 empresas ‘abertas’ contra 10.280 novos empreendimentos contabilizados de janeiro a junho de 2019.
O setor de Serviços representa a maior fatia de empresas abertas, com 52,1% do total de 9.257 novas empresas.
O comércio alcança 32,9%, a Indústria 9,6%, e o setor de Produção Agropecuária, Florestal, e Pesca e Aquicultura, o total de 5,2%.
Já os fechamentos se concentram no Comércio, com 44,8% do total de 6.217 encerramentos de atividade. Em seguida vem o setor de Serviços, com 42,2%, a Indústria com 10,4%, e as empresas relacionadas com a Agropecuária, Florestal, Pesca e Aquicultura, fecharam o semestre representando 2,5% dos fechamentos.
Atualmente há 347.490 empresas ativas em Mato Grosso, das quais 53% são do setor de serviços, 36% do Comércio, 9% da Indústria, e 2% do setor Agropecuário.
AGILIDADE - A abertura e o fechamento de empresas ficaram mais acessíveis aos empresários e contadores nos últimos anos com os serviços 100% digitais. Implantada na Jucemat em 2019, e atualizada em 2020, a abertura automática de empresas tem todas as etapas de abertura e baixa analisadas pelo sistema.
É possível abrir uma empresa pelo site da Jucemat (www.jucemat.mt.gov.br) de forma rápida, desde que faça parte das naturezas jurídicas de EI, EIRELI e Ltda.
Comentários