Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Julho de 2020 às 18:46
Por: G1-MT

    Imprimir


Apenas 40 municípios de MT tinham rede de esgoto em funcionamento em 2017 — Foto: Daae/Divulgação
Apenas 40 municípios de MT tinham rede de esgoto em funcionamento em 2017 — Foto: Daae/Divulgação

O número de municípios de Mato Grosso com serviço de esgoto aumentou de 27, em 2008, para 50, em 2017. Dessas, apenas 40 estavam com o serviço em funcionamento, o que representa 28,3% do total de 141 cidades do estado. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (23).

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB): Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário 2017, do IBGE, que investiga serviços de abastecimento de água por rede geral e esgotamento sanitário por rede coletora em entidades formais (com CNPJ) prestadoras desses serviços.

Das 40 cidades com esgoto em funcionamento, 22 tinham o serviço prestado por entidades municipais e 18 por entidades privadas.

A pesquisa mostra que vazamento de esgoto era a principal reclamação em oito cidades, seguida por existência de refluxo ou retorno de esgoto nos domicílios e estabelecimentos (5), ligação na rede coletora de esgoto (3) e ausência no serviço (3).

Segundo o estudo, apenas 23 cidades tinham medição ou estimação da vazão do esgoto coletado, sendo que 20 faziam estimação pelo volume consumido ou faturado de água, cinco tinham medidores na entrada das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), quatro faziam estimação pelo número de economias, e uma tinha medidores na rede coletora de esgoto.

Ao todo, 37 municípios tinham ETEs, sendo 35 em funcionamento e 28 com licença ambiental.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/437242/visualizar/