Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Julho de 2020 às 09:19
Por: Allan Mesquita/Folha Max

    Imprimir


endo a capital ser exposta em rede nacional por conta das aglomerações em meio a flexibilização do comércio, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ameaçou realizar um novo fechamento das atividades não essenciais se a população insistir no comportamento inadequado. Em "live" nesta segunda-feira (27), o chefe do Executivo Municipal enfatizou que a retomada econômica “não é liberou geral” e garantiu que vai atuar “em campo” com a fiscalização.

“Vamos ter consciência, não é liberou geral. A volta ao trabalho é com responsabilidade, sem inconsequência e irresponsabilidade. A atitude da população que vai definir o comportamento do vírus em Cuiabá. Nossa fiscalização vai estar atuante, eu mesmo estarei em campo com a fiscalização em alguns momentos para observar e comportamento e o cumprimento aos decretos e as medidas de biossegurança. Não é o prefeito que vai determinar se uma atividade vai deixar de funcionar ou não, é o seu comportamento enquanto empresário, empreendedor, trabalhador, cliente ou cidadão”, disparou.

As declarações ocorrem após a reportagem do Jornal Hoje (TV Globo) expor diversas pessoas aglomeradas e sem o uso da máscara em bares e restaurantes da baixada cuiabana no último fim de semana. Durante toda a madrugada, foi possível ver mesas lotadas e estabelecimentos funcionando com a capacidade próximo do limite, ao contrário dos 70% que é permitido. Além disso, a ansiedade de alguns consumidores provocou tumultos nas ruas e lojas do Centro da capital.

Esses empreendimentos foram autorizados a reabrir as portas através de um decreto estadual assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na última sexta-feira (24). As atividades não essenciais ficaram fechadas durante um mês por decisão do juiz José Luiz Lindote, da Vara de Saúde Pública de Mato Grosso.

Diante disso, o prefeito foi enfático e deixou claro que não vai tolerar esse tipo de comportamento novamente. “Vamos considerar esse caso dos bares e restaurantes do último fim de semana como um caso isolado. A fiscalização vai estar atenta e não vamos permitir que fatos como esse coloque a impressão de que Cuiabá é uma cidade irresponsável e que a população está nem aí em plena pandemia”, complementou.

Durante a live, Emanuel também anunciou a retomada do toque de recolher das 22h às 5h00 e regulamentou os novos horários de funcionamento dos segmentos comerciais pelos próximos 15 dias.

No fim, o prefeito fez um apelo para que todos respeitassem as medidas de segurança. Ele afirmou que vai analisar o comportamento dos cuiabanos e do vírus para decidir se avança, ou recua, nas medidas de flexibilização.

“É necessário que cada cidadão cumpra seu papel, fiscalize seu comportamento e de seu semelhante para que a gente possa superar esse momento. A cada sete dias faremos um levantamento para adequar, flexibilizar ou restringir as medidas. Só que antes disso, tudo vai depender do comportamento de cada cidadão para entender que não estamos em nenhuma normalidade”, concluiu.

Veja qual será horário dos principais serviços:

- Comércio de rua - segunda a sábado das 9h às 17h

- Shopping Popular - segunda a sábado das 9h às 17h

- Prestação de serviços - segunda a sábado das 08h às 16h

- Conveniências e postos de gasolina - segunda a sábado das 11h às 21h

- Academia de ginásticas - segunda a sábado das 06h às 12h, e das 16h às 21h

- Bares, e restaurantes e lanchonetes - segunda a sábado das 11h às 21h

- Cabeleireiro e barbearias - segunda a sábado das 10h às 20h

- Shopping Center - segunda a sábado das 11h às 21h

Obs: A praça de alimentação só atenderá por delivery

- Toque de recolher das 22h às 5h

- Frota dos ônibus 100%





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/437308/visualizar/