Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Agosto de 2012 às 17:05

    Imprimir


Deivison Almeida/G1 MT
Nuvens de fumaça encobrem a capital na tarde desta segunda-feira (13)
Nuvens de fumaça encobrem a capital na tarde desta segunda-feira (13)

Pelo menos até o próximo domingo (19) a chance de chuva em Mato Grosso é considerada inexistente, conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). O meteorologista do Inpe José Felipe Farias explica que a informação é tida como preocupante, uma vez que em alguns municípios, como Sinop, distante 503 quilômetros de Cuiabá, não chove há mais de 100 dias. “A falta de umidade no ar e no solo favorecem a ocorrência de queimadas, que já são comuns nesta época do ano”, disse ao G1.

Além da falta de chuva, a umidade relativa do ar entrou em estado de alerta, entre 12% e 20% em algumas áreas do estado. O Inpe apontou que em Cuiabá, esse índice ficou em 18% nesta segunda-feira (13). Além do uso de protetor solar e beber bastante água, os meteorologistas recomendam também evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h. Também evitar lugares aglomerados e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

José Felipe Farias informou que na próxima quarta-feira (15) uma frente fria deve se formar no sul do país, no entanto, não deve alcançar Mato Grosso. “Pode ser que uma frente fria ainda atinja o estado, mas a partir de agora a ocorrência de frio fica mais rara e não há nenhuma expectativa que alguma delas o alcance”, ressaltou o especialista.

Nos próximos dias as temperaturas máximas chegam a até 38°C em todo o estado e, segundo o Inpe, as temperaturas mínimas – aquelas que os termômetros alcançam no começo e no final do dia – também ficam altas, em torno de 20°C. “Infelizmente não vai ter muita variação em Mato Grosso. O tempo segue muito seco por tempo indeterminado”, pontuou o meteorologista José Felipe Farias ao G1.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43749/visualizar/