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Cidades/Geral
Segunda - 21 de Setembro de 2020 às 17:23
Por: Luciane Mildenberger/Da Assessoria

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O distanciamento social, necessário para conter a pandemia do novo coronavírus, levou a um aumento das transações digitais e, consequentemente, a um crescimento no número de tentativas de fraudes e golpes financeiros pela internet. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), desde o início de março, essas tentativas registraram um aumento de 70% no país, principalmente em transferências e pagamentos de contas.

Para alertar os cooperados neste momento em que os fraudadores se aproveitam de sua vulnerabilidade, a Unicred Mato Grosso está com uma campanha em ambiente digital, no site e nas redes sociais, e via SMS, de forma clara e direta, mostrando os principais perigos existentes e conscientizando sobre a importância da segurança bancária, assim como a prevenção contra fraudes.

"Para os fraudadores, as crises são um momento de oportunidade, já que as pessoas ficam mais vulneráveis. É um cenário em constante evolução e que acentuou muito durante o isolamento social", destaca o diretor de Riscos e Tecnologia da Unicred MT, Evandro dos Santos. Ele enfatiza que somente neste período de pandemia, a cooperativa já fez dezenas de ações de conscientização para precaver os cooperados de caírem em golpes que podem lesá-los financeiramente.

A principal orientação, segundo Evandro, é desconfiar sempre, mesmo que a pessoa que tenha enviado a mensagem seja conhecida. "O cooperado também deve ficar atento porque a Unicred MT jamais entrará em contato por telefone, celular, WhatsApp, SMS, e-mail, redes sociais ou qualquer outro meio para pedir senhas, assinatura eletrônica, Unitoken ou outro código de segurança. Se o cooperado perceber qualquer movimentação ou abordagem estranha, deve comunicar imediatamente o seu gerente de relacionamento".

Evandro explica que há alguns tipos frequentes de fraudes. Uma delas, bastante conhecida, é do falso colaborador, que liga para o cooperado, identifica-se como funcionário e utiliza de “engenharia social” para induzir a vítima a passar informações somente para tentar cometer o crime. "O cooperado jamais deve informar senhas, códigos SMS por telefone ou outro tipo de contato e nem seguir nenhuma orientação de supostos colaboradores, pois a Unicred MT não pede essas informações", alerta o diretor.

Outro tipo comum de fraude é quando o criminoso rouba dados bancários da vítima para fazer transações. Por exemplo, envia um link por SMS ou Whatsapp que direciona a vítima a uma página falsa, que copia o layout do site original do banco. Ao digitar as informações, elas são repassadas ao fraudador.

Também existe o golpe do boleto falso. Os fraudadores enviam um boleto muito semelhante ao que o cliente costuma receber normalmente. Importante ressaltar que o golpe não ocorre apenas online, com envio por e-mail ou links falsos, mas também com os boletos físicos. Apesar das semelhanças, o boleto falso terá o código de barras diferente do correto e desviará o pagamento para outra conta, alterando o código do credor. "Uma dica para evitar cair nesse golpe é desconfiar de valores de descontos altos e conferir, no momento do pagamento, o nome do beneficiário e o valor da conta", reitera Evandro.

Outra modalidade de fraude é a invasão ao computador, feita por meio de links falsos, e-mails que instalam vírus. Os fraudadores usam chamadas apelativas, como alertas de intimações judiciais inexistentes, brindes etc. Os vírus também podem ser instalados em smartphones e, no celular, esses links adulterados podem ser enviados por SMS ou whatsapp. O programa fica instalado na máquina ou no celular e funciona como um espião. Na hora que o cooperado acessar o site ou o aplicativo da cooperativa, é possível capturar as informações e fazer transações com a conta da vítima, sem ela perceber.

De acordo com a Febraban, os bancos investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em sistemas de tecnologia voltados à segurança da informação com o desenvolvimento de ferramentas para evitar tentativas de fraudes e garantir confidencialidade dos dados dos clientes, além de promover campanhas de esclarecimentos à população.

Principais dicas para se proteger e evitar o golpe:

1) Desconfie de qualquer forma de contato que solicite "atualização cadastral", "atualizações em sistemas", "atualização do Unitoken" e "melhorias" de qualquer tipo;

2) Não clique em links enviados com esse objetivo;

3) Digite e/ou utilize suas senhas, assinatura eletrônica e tokens apenas nos canais oficiais da Unicred, e jamais a compartilhe com outras pessoas;

4) Somente realize atualizações e/ou alterações cadastrais através dos canais oficiais da Unicred e/ou em contato presencial com o seu gerente de relacionamento ou representante da cooperativa;

5) Se você perceber qualquer movimentação atípica em sua conta ou receber contatos suspeitos, não realize nenhum tipo de ação e não aceite nenhum tipo de oferta. Entre em contato imediatamente com a cooperativa;

6) Mantenha o antivírus atualizado. Caso não tenha um antivírus, procure na internet, pois há opções gratuitas. É importante ter um mecanismo de proteção também no celular;

7) Cheque as informações. Em caso de dúvidas, acesse o site oficial da cooperativa (unicred.com.br/matogrosso) ou ligue para tirar dúvidas.





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