Em casa e com tornozeleira, Riva começa hoje a cumprir pena José Riva passa a cumprir a pena de três anos e meio em regime diferenciado, conforme foi determinado pela Justiça
A partir desta segunda-feira (05), o ex-deputado estadual José Riva passa a cumprir a pena de três anos e meio em regime diferenciado, conforme foi determinado em decisão proferida pelo desembargador Marcos Machado, responsável por homologar a delação premiada do ex-parlamentar. O delator cumprirá a pena em casa e será monitorado por tornozeleira eletrônica. O equipamento será colocado na tarde de hoje durante audiência admonitória com o juiz Geraldo Fidelis, responsável pela 2ª Vara Criminal da Capital.
Inicialmente, conforme previsto no termo de delação premiada, Riva deveria começar a cumprir a pena no dia 3 de junho deste ano. A prorrogação para outubro se deu por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que assola o Estado desde o mês de março.
O acordo de delação premiada firmado por Riva junto ao Ministério Público Estadual (MPE) foi homologado pelo Tribunal de Justiça em fevereiro deste ano.
Por meio deste instrumento, o ex-deputado narrou diversos crimes cometidos no âmbito da Assembleia Legislativa entre os anos de 1995 a 2015, e ainda citou todos os agentes públicos que participaram dos esquemas.
Dentre os crimes narrados por Riva está o pagamento de mensalinho aos deputados estaduais, e ainda a negociata em trono da eleição da Mesa Diretora do Legislativo de Mato Grosso.
Além de benefícios como o cumprimento de pena domiciliar, o ex-presidente ainda aceitou devolver R$ 92 milhões aos cofres públicos. Deste montante, R$ 15 milhões já foram repassados por ele a Justiça.
Comentários