Alta Expressiva
Em uma semana, casos de Covid-19 crescem 42% em Cuiabá Entre os dias 15 e 21 de outubro, Capital registrou 1.003 novos pacientes; no período anterior foram 706
Cuiabá registrou um aumento de 42% nos casos de Covid-19 na última semana se comparado com a semana anterior.
O número foi obtido pela reportagem do MidiaNews a partir da análise dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde.
Entre os dias 15 (quinta-feira da semana passada) e 21 (quarta-feira), foram registrados 1.003 novos casos de coronavírus na Capital, com uma média diária de 143 casos.
Na semana anterior, de 8 a 14 de outubro, haviam sido notificados 706 casos em Cuiabá, ou cerca 100 por dia.
Ou seja, entre uma semana e outra houve um aumento de 297 casos.
A médica infectologista do Hospital Universitário Júlio Müller, Márcia Hueb, apontou que os casos de infecção pelo vírus estabeleceram-se em patamares altos. Com isso, os números continuam bastante expressivos.
"Apesar de ficar em uma estabilidade no número de casos, essa estabilidade veio em um momento ainda com número alto de casos. Então, não tivemos uma queda acentuada para depois estabilizar. Nós temos esse problema de que continuamos tendo muitos casos. Nós temos ainda uma pandemia, ainda circula muito o vírus e estamos em uma situação que ainda merece muito cuidado", afirmou.
A especialista ainda disse que em Cuiabá e Mato Grosso não houve pleno controle da pandemia e isso fez com que o número de casos acumulados desde o início se acumulasse.
"Em Mato Grosso não tivemos um bom controle da pandemia, não tivemos em Cuiabá e no todo. Nós temos, proporcionalmente, um número de óbitos que ocorreu do início até hoje e até mesmo o número de casos que são muito expressivos. Nós temos a proporção alta, então não podemos imaginar que estamos em uma situação de tranquilidade", explicou a médica.
Além disso, Márcia também reforça que qualquer situação que não contribua com o distanciamento social pode ser potencial ponto de propagação do vírus.
Mortes
Por outro lado, o número de óbitos em decorrência da doença tem diminuído na última semana.
De 8 a 14 de outubro foram contabilizadas 26 mortes em Cuiabá por conta do vírus. Na semana seguinte, até essa quarta-feira, foram 12. Houve, portanto, uma queda de 53% entre uma semana e outra, com menos 14 mortes por Covid-19.
Márcia traçou algumas justificativas para o controle e crescente queda no número de mortes ocasionadas pelo vírus.
Segundo ela, há mais ofertas de leitos para pacientes graves, ou seja, todos conseguem receber atendimento. As equipes de saúde também estão mais preparadas para lidar com pacientes em estado grave da doença, além de medicação que tem apresentado resultados nesses casos, como corticóides e anticoagulantes.
"Outra hipótese é que talvez quem esteja se infectando mais hoje esteja em uma faixa de idade um pouco mais jovem. Hoje já temos quase todo mundo trabalhando presencialmente, então isso faz com que ele circule em uma camada da população que é mais jovem, então teria menos complicações no todo", acrescentou.
Até essa quinta-feira (22), Cuiabá já havia contabilizado 27.617 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.
Comentários