Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Novembro de 2020 às 10:57
Por: Alecy Alves/Diário de Cuiabá

    Imprimir


A presidente da OPA-MT observa que esse número é só um exemplo da situação
A presidente da OPA-MT observa que esse número é só um exemplo da situação

Os gatos, animais que podem contrair o coronavírus, porém não transmitem, estão sofrendo com o abandono as consequências do que se pode considerar um alarde em torno do único caso positivo para o vírus da pandemia da Covid-19 entre essa espécie de felino.

Em Cuiabá, onde ocorreu essa primeira confirmação, o diagnóstico ainda está sendo investigado pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo assim, a Organização de Proteção Animal(OPA) de Mato Grosso, uma das maiores entidades de acolhida e proteção de animais domésticos, já atestou o aumento do número de abandono de gatos.

Somente nesta semana, três gatos adultos e alguns filhotes foram abandonados na porta da unidade canina do abrigo, segundo a advogada Michele Scopel. E por pouco esses animais não foram atacados pelos cães.

A presidente da OPA-MT observa que esse número é só um exemplo da situação, pois diariamente a entidade fica sabendo de ocorrências de abandono em condomínios e outros espaços públicos e particulares. Michele, que há quase uma década criou esse abrigo, lembra que desde março deste ano, início da pandemia, cresceu muito, quase que sobrou o número de abandono de cães e gatos.

Ela diz que essa situação não pode ser atribuída apenas a crise financeira, ou seja, à carência de renda para sustentar os animais. Para essa defensora e porta-voz dos bichos, o medo e a falta de conhecimento, somada à irresponsabilidade, estão agravando os maus-tratos e abandono.

A OPA-MT cuida atualmente de cerca de 200 animais divididos em três unidades. Essas unidades funcionam em casa alugadas nas quais os aluguéis, alimentação e cuidados com a saúde dos bichos são custeados pelos voluntários, doações da sociedade e apoiadores da causa.

Os endereços das três unidades são mantidos em sigilo para evitar que pessoas abandonem animais nas portas nesses locais. Isso mesmo! Parece que há pessoas esperando para descobrir uma casa que acolhe para correr e deixar o bicho na porta.

Mas, quem quiser adotar ou fazer doações em ração, medicamentos, materiais de limpeza, fazer uma visita, entre outros, podem fazer contato pelo (65) 99934-9151. A pessoa também tem a opção de ser padrinho de ração de um ou mais animaizinhos.

Se a contribuição for em dinheiro nas contas corrente: Banco do Brasil Ag: 2128-8 Cc: 17513-7; Caixa Ag: 1695 Cc: 55657-7, e Nubank Ag: 0001 Cc: 5187096. Todas em nome de Michele Scopel.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/438954/visualizar/