Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Novembro de 2020 às 18:15
Por: G1-MT

    Imprimir


Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira — Foto: Assessoria
Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira — Foto: Assessoria

O prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, pediu, na última sexta-feira (27), ajuda do governo federal para combater o desabastecimento de água enfrentado pelo município. O prefeito Fábio Junqueira decretou situação de emergência, na última semana, por causa da seca, considerada a maior dos últimos anos.

No ofício enviado na sexta-feira pedindo auxílio, o prefeito fala sobre a necessidade da adoção de medidas urgentes para aumentar a capacidade de captação de água na cidade.

"Considerando que as represas e mananciais localizados no município estão com níveis preocupantes e já não está sendo possível captar água suficiente", fiz trecho do documento.

O pedido do prefeito é da homologação da situação de emergência declarada e auxílio com caminhões de transporte de água para a população.

"Neste primeiro momento, solicitamos que se disponibilize todo e qualquer equipamento de transporte de fluídos disponíveis, para uso do enfrentamento da crise hídrica vivenciada", diz trecho do ofício.

Tangará da Serra atingiu um nível de criticidade hídrica por causa do prolongado período de estiagem, com poucas chuvas, quando a perda da umidade do solo foi maior que a sua reposição.

Por causa disso, o abastecimento de água da cidade está todo prejudicado.

Com o decreto publicado na semana passada, fica autorizado o emprego e destinação dos recursos humanos (servidores), financeiros e materiais, veículos e equipamentos do município para auxiliar nas operações de abastecimento humano e dessedentação de animais.

O decreto coloca ainda a Secretaria de Meio Ambiente para atuar em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Vigilância Sanitária na priorização de análises de outorgas de direitos de uso de recursos hídricos e autorizações ambientais destinadas ao abastecimento público.

Em agosto deste ano, o prefeito Fábio Junqueira assinou um decreto obrigando a população a economizar água pelo período de 120 dias.

No período de estiagem, segundo a prefeitura, a cidade tem um desabastecimento considerável dos reservatórios e, consequentemente, devido à seca, a população aumenta o consumo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439422/visualizar/