Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 09 de Dezembro de 2020 às 09:41
Por: Bárbara Sá, Patrícia Sanches e Mikhail Favalessa/RD News

    Imprimir


Os deputados estaduais Nininho e Romoaldo são alvos da Operação Chapéu de Palha, deflagrada pela Polícia Federal com buscas nos  gabinetes
Os deputados estaduais Nininho e Romoaldo são alvos da Operação Chapéu de Palha, deflagrada pela Polícia Federal com buscas nos gabinetes

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta (9), uma operação em Mato Grosso. Mais de 30 equipes cumprem as ordens judiciais desde o início da manhã. Os deputados estaduais Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), e Romoaldo Júnior (MDB) são dois dos alvos. Agentes estão nos gabinetes deles na Assembleia, no Centro Político e Administrativo (CPA), na Capital. A operação foi batizada de "Chapéu de Palha".

Os policiais entraram pelos fundos do prédio do Legislativo e cumprem mandados lá dentro desde o início desta manhã. A coordenadoria militar e a procuradoria da Assembleia acompanham o cumprimento dos mandados.

Além disso, há mandados de busca e apreensão sendo cumpridos na Prefeitura de Itiquira, onde Nininho tem base eleitoral e já foi prefeito. O atual gestor é o irmão dele, Humberto Bortolini, o Betão (PSD). A PF cumpre mandados na casa de Humberto e também contra secretários da gestão dele, segundo apurou o .

Policiais também estiveram na casa de festas Arco da Lapa, em Cuiabá - trata-se de mandado busca e apreensão. Os agentes federais chegaram em uma viatura descaracterizada até o local para cumprir os mandados, de forma a não chamar atenção para a ação. Kllaus Cesar Souza Dos Santos, sócio-proprietário da casa de festas, era aguardado pelos agentes no local.

O apurou que a Justiça Federal de Rondonópolis conduz o caso e decretou sigilo na investigação que desencadeou a ação de hoje.

Em nota, a PF informou que a Operação Chapéu de Palha tem como objetivo colher provas para a investigação que apura fraudes à licitação e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em vários municípios de Mato Grosso (Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alto Taquari, Itiquira, Juscimeira, Jaciara, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alta Floresta) e Votuporanga (SP).

Rodinei Crescêncio

Gabinete Nininho

Ao todo, foram empregados mais de 130 policiais federais no cumprimento das ordens judiciais. A Controladoria Geral da União (CGU) participou da fase preliminar de levantamento das informações. "Mais detalhes sobre a investigação não podem ser fornecidos, considerando o segredo de justiça imposto nos autos", diz a nota.

A defesa do deputado Nininho, feita pelo advogado José Carlos Guimarães Júnior, informou que o parlamentar não tem qualquer relação com os fatos nem com as empresas investigadas pela Polícia Federal. E criticou o fato de a operação ter sido realizada antes que ele fosse ouvido para prestar qualquer esclarecimento.

Rodinei Crescêncio

Gabinete Romoaldo J�nior

"O que muito me estranha é que a investigação é de fatos de 2013 e o deputado não foi convocado uma vez sequer para prestar informações sobre isso. Não existe nenhum fato ou intimação por parte da Polícia Federal, ou do Ministério Público Estadual, onde começaram essas investigações, não houve qualquer pedido de esclarecimento por parte do deputado. Mas parece ser uma nova ação midiática em que tentam colocar parlamentares no meio disso para atrair olhar da mídia. É só isso", declarou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439581/visualizar/