NOVA GESTÃO
Presidente da Câmara quer ampliar medidas de combate à violência contra mulher
O presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), recebeu na presidência, o advogado Jonatas Peixoto, que apresentou pautas de combate a violência contra mulher e ao feminicídio. O Criminalista nos últimos anos abraçou causas e projetos com foco na redução do feminicídio com base na valorização da Lei Maria Da Penha.
“As medidas de proteção/medidas protetivas servem em tese justamente para proteger as vítimas e reprimir os agressores. Ocorre, que no dia a dia, isto não acontece, pois, a mulher está a mercê de seu parceiro violento. A Lei Maria da foi criada para dar proteção a essas mulheres vítimas. Mas se por um lado é aplicada com eficácia, por outro falham os órgãos competentes para executá-las , esta é uma das pautas que queremos ampliar o conhecimento dos parlamentares”, enfatiza Peixoto.
Jonatas entende que a Câmara é um ponto de apoio da população e que medidas podem ser tomadas para estancar problemas, principalmente na conscientização das mulheres que estão em eminente situação de violência.
O presidente da Câmara agradeceu a visita do Peixoto e dispôs abrir a porta do parlamento em defesa das mulheres de Cuiabá.
“Sem duvida a Câmara dará continuidade em debater temas como este e principalmente em sugerir leis e fiscalizar ações de combate à violência”, disse Juca do Guaraná.
O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres no mundo. E o estado de Mato Grosso não é uma exceção. Segundo a Superintendência de Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, houve um aumento de 42% no número de feminicidios em 2020, em relação ao ano de 2019.
Comentários