Janeiro de movimento no Sebrae MT A procura por informações, declarações de faturamento tem levado muita gente à sede em Cuiabá, especialmente MEIs
Crédito da foto: Sebrae/MT
Legenda: Clientes são atendidos no Sebrae em Cuiabá, onde são seguidos todos os protocolos de biossegurança
Assessoria de Imprensa – Rita Comini
Muitos empreendedores preferem não perder tempo e, já nos primeiros dias do ano, procuram organizar tudo em suas empresas ou mesmo buscar informações para iniciar um novo negócio. Em 2021 não é diferente. De 04 a 06 de janeiro, foram feitos 79 atendimentos presenciais na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), em Cuiabá. Uma média de 26 atendimentos por dia.
Os atendimentos são feitos mediante agendamento prévio, para evitar aglomeração e só é permitida a entrada com máscara. Ao chegar é feita a aferição de temperatura. No local há álcool gel disponível e marcação de distanciamento.
Por conta da pandemia da covid-19 muita gente opta pelos canais remotos (confira abaixo), disponíveis e intensamente utilizados em 2020.
Janeiro é o ultimo mês para as empresas optarem pela adesão ao Simples Nacional para 2021. O prazo vai até 31 de janeiro e depois de deferida, produzirá efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção.
É preciso estar atento ao prazo e o ideal é não deixar para a última hora, alertam os técnicos do Sebrae, porque se houver algum tipo de restrição será preciso fazer os ajustes e o tempo pode ser insuficiente.
Antes de aderir ao Simples Nacional é necessário eliminar possíveis pendências que podem impedir o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita. A opção pode ser feita pela internet no site: www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.
O teto de faturamento para empresas do Simples Nacional atualmente é de R﹩4,8 milhões por ano, mas com uma ressalva: o ICMS e o ISS serão cobrados separadamente do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional)e com todas as obrigações acessórias de uma empresa normal quando o faturamento exceder R﹩3,6 milhões acumulados nos últimos 12 meses, ficando apenas os impostos federais com recolhimento unificado.
O primeiro vencimento do DAS será em 22/02/2021, de acordo com informações o Comitê Gestor do Simples Nacional.
Para as empresas que já são tributadas no Simples, o processo de manutenção é automático, mesmo que haja débitos tributários não serão excluídas da tributação. A decisão pela não exclusão das empresas com débito atende uma solicitação do Sebrae diante ao atual cenário de pandemia e crise financeira.
Comentários