Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 05 de Janeiro de 2014 às 20:06
Por: YURI RAMIRES

    Imprimir


Os três cinemas que funcionam dentro dos shoppings da Capital estão sendo alvos de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual para averiguar a suspeita de que praticam a chamada venda casada. 

O MPE quer saber se procedem as denúncias de que o consumidor só pode entrar com comida e bebida nas salas se estas tiverem sido comprados na bomboniere da própria empresa cinematográfica. 

O procedimento foi aberto após o MPE receber a denúncia de um cliente que foi impedido de ingressar na sala do cinema Multiplex, no Pantanal Shopping, que é administrado pela empresa cinematográfica Araújo Ltda. Ele carregava um copo de milkshake comprado em uma rede de fast food. 

O cliente contou que foi alertado de que não poderia entrar para assistir ao filme com o produto, uma vez que só seriam permitidos os que são comprados nas conveniências montadas pelo próprio cinema. O MPE afirma que a prática é recorrente nos cinemas dos três shoppings da cidade, o que configura uma espécie de venda casada. A prática fere o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. 

Conforme apurou a reportagem, os funcionários dos cinemas barram pessoas produtos comprados em outros locais. "Sempre compro chocolate em uma outra loja. E certa vez, fui barrada por estar com uma sacola na mão. O pior é que tem que comprar e esconder na bolsa, se não é barrado mesmo", disse a estudante Tatiane Mendes, de 20 anos. 

Segundo Tatiane, esse tipo de política adotada pelas empresas força o consumidor a comprar em seus quiosques, e por isso, acabam elevando o preço dos produtos. "Uma barra de chocolate de 25 gramas, por exemplo, é vendida por R$ 5. Um absurdo", finaliza. 

OUTRO LADO - De acordo com uma funcionária do Cinemais, só não é liberada a entrada do cliente caso o mesmo esteja com refrigerante de 2 litros e comida. As outras duas empresas não atenderam a reportagem. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440/visualizar/