Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Janeiro de 2021 às 17:57
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A comissão responsável pelo curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) se reuniu na tarde desta segunda-feira (25.01), no gabinete do deputado Max Russi (PSB), com lideranças da categoria do polo Rondonópolis. O deputado preside a Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A Assembleia oferece o curso gratuitamente, por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), e apoio do Governo do Estado. A aula inaugural será no dia 06 de fevereiro. “Estamos trabalhando há mais de um ano para que esse projeto, que é um curso de qualificação para a categoria dos agentes comunitários de saúde, saísse do papel. Nossa intenção é dar prosseguimento a outros cursos após a finalização desse”, declarou o deputado.

Segundo Max, além de preparar os profissionais para melhor atender as famílias mato-grossenses, o curso oferece a oportunidade de progressão salarial, nos municípios que prevêem plano de cargos e carreiras. “A qualificação visa um ganho real para a categoria”, frisou.

No encontro estiveram presentes a presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias (SIRACS), Marina Lara, acompanhada de membros da diretoria da entidade, o assessor jurídico do TACS, Sávio Toledo Cavallari, o relator da Câmara Setorial Temática (CST) da Assembleia, Carlos Eduardo Santos, e o coordenador pedagógico local, Thiago Andrade de Toledo.

“Aguardávamos há muito tempo por esse curso que é fundamental para qualificar a categoria e após o esforço da frente parlamentar, liderada pelo deputado Max Russi, na Assembleia Legislativa, vamos conseguir beneficiar os agentes comunitários de saúde e os de endemias”, ressaltou Marina Lara.

Visitas

Ainda no encontro, o assessor jurídico do TACS, Sávio Toledo Cavallari, apresentou um balanço das visitas realizadas nos municípios polos onde serão ofertadas as aulas presenciais: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Campo Verde, Cáceres e Cuiabá foram as primeiras a receberem as visitas, que tem o intuito de reunir com as lideranças dos agentes e conhecer os locais das aulas. As próximas visitas serão nas cidades de Alta Floresta, Sorriso, Barra do Garças e Confresa. Também serão visitadas as lideranças locais de Nova Xavantina, Água Boa e Canarana.

“O curso já é um sucesso e Mato Grosso sai na frente de outros estados, por ser um dos primeiros a ofertar um curso de qualificação técnica desse nível, reconhecido pelo MEC, de forma gratuita”, pontuou Sávio. A primeira aula presencial, com todas as medidas de biossegurança necessárias na atualidade, está prevista para acontecer no dia 27 de fevereiro, nas cidades polos.

Sobre o Curso

A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado, mediante comprovação. As inscrições on-line foram disponibilizadas entre 15 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro deste ano. Os módulos serão semipresenciais, ou seja, as aulas em formato on-line, com atividades presenciais realizadas nas cidades polos.

Os participantes terão direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores online e presencial, além de atividades práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Sobre o Instituto
O Instituto Brasil Adentro (IBA) é uma organização da sociedade civil constituída em abril de 2005 e desde então atua com projetos e ações que visam apoiar as estratégias e ações de aproximação das políticas públicas aos beneficiários. Em março de 2008, o IBA recebeu a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), por meio de publicação do Ministério da Justiça, no Diário Oficial da União, tendo sido escolhida, no ano de 2010 pelo Ministério dos Esportes, para ser uma das Entidades Fiscalizadoras de Projetos financiados pelo Governo Federal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/440098/visualizar/