Ipem checa conformidade de materiais escolares para volta às aulas Cerca de 2800 objetos foram repreendidos, 75% do total.
- Foto por: GCOM
A equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) esteve em 25 papelarias em Cuiabá e Várzea Grande para a “Operação Volta às Aulas”. A ação tem como objetivo principalmente a proteção às crianças no retorno escolar.
No total, foram fiscalizados cerca de 3.700 produtos, como borrachas, lápis, apontadores e massinhas de modelar. Destes, 2.800 (mais de 75%) acabaram sendo apreendidos, pois estavam com os registros cancelados.
“Alguns produtos necessitam de determinados critérios para que possam ser comercializados para as crianças. Uma tinta pode ser considerada toxica ou algum outro item soltar peças. Sendo assim, a cada dois anos é preciso que o fabricante faça a atualização para a segurança da criança”, explica Marluce Sanaia, coordenadora de Avaliação de Conformidade do Ipem MT.
Os lápis tiveram a maior quantidade de reprovações, por isso, é importante que o consumidor se atente quando for comprar os materiais escolares.
“É importante que os pais optem pela escolha daqueles que tem o selo do Inmetro, pois é mais seguro. Também peçam sempre as notas fiscais e comprem em lojas confiáveis”, orienta.
Os produtos apreendidos pelos fiscais são retirados das lojas. Posteriormente, o comerciante tem 10 dias para apresentar a nota fiscal.
Comentários