Depois de pausa, Atlético-MG vence Coritiba e retoma liderança
Após folgar na última rodada em razão do adiamento da partida contra o Flamengo, o Atlético-MG venceu o Coritiba nesta quinta-feira, por 1 a 0, em Belo Horizonte, e voltou à liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira havia perdido a primeira posição na quarta-feira com a vitória do Vasco, mas recupera o topo da tabela mesmo com um jogo a menos graças ao gol marcado por Réver.
Na liderança, o Atlético-MG tem agora 35 pontos, enquanto que o Coritiba fica com 15 pontos, na 15ª posição, próximo da zona de rebaixamento. O time alvinegro recebe o Vasco, em jogo direto pela liderança, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília). Já o Coritiba pega o Corinthians, no Couto Pereira, no mesmo dia e horário.
Com a responsabilidade de ter que vencer para retomar a liderança, o Atlético-MG foi para campo com o hiato de dez dias sem jogar, em virtude do adiamento da partida contra o Flamengo, que deveria ocorrer no último fim de semana. Sem Pierre e Danilinho, suspensos, Cuca escalou Serginho e Guilherme.
Já o Coritiba buscava a recuperação no Brasileiro após derrota para o Fluminense, em casa, no último fim de semana. O treinador Marcelo Oliveira não contava com os volantes Willian e Sergio Manoel, lesionados, além de Chico e Ayrton, suspensos. Mesmo com os desfalques, o treinador coritibano preferiu escalar a equipe no 4-4-2, com Gil improvisado na lateral direita.
O jogo
Melhor em campo no início da partida, o Atlético-MG perdeu uma grande chance de abrir o placar com Jô logo aos 8min. O atleta recebeu grande passe de Ronaldinho Gaúcho, mas chutou em cima do goleiro adversário, facilitando a defesa de Vanderlei. Aos 20min, em rápida jogada de contra-ataque, quem perdeu chance incrível foi o atacante do Coritiba Éverton Costa, que tocou pra fora sozinho com o goleiro Victor.
A superioridade atleticana em campo era mostrada pelo número de chances criadas na primeira etapa. Entretanto, a equipe mineira esbarrava na primeira etapa em uma atuação de grande estilo do goleiro Vanderlei. Na melhor chance do Atlético-MG, Guilherme recebeu pela direita na entrada da área e disparou um tubaço, que parou no arqueiro adversário. O Coritiba foi para o intervalo com a igualdade no marcador graças aos esforços do goleiro.
Na volta para a etapa final, o Atlético-MG manteve a ofensividade. E foi recompensado logo aos 2min quando, após lance perigoso de Marcos Rocha, foi recompensado com um escanteio. Na cobrança, Ronaldinho cobrou com categoria na cabeça de Réver, que colocou para o fundo da rede.
Após o gol, o Coritiba foi obrigado a sair para o jogo. O treinador Marcelo Oliveira colocou Rafinha, melhorando a organização da equipe. Somado à diminuição de ímpeto dos atleticanos, o Coritiba quase empatou aos 20min, em toque de cabeça de Roberto que passou perto da meta de Victor.
Em lance infeliz aos 34min do segundo tempo, o atacante do Coritiba Leonardo atingiu o zagueiro do Atlético-MG Leonardo Silva, abrindo um grande corte no defensor do time mineiro. Sangrando abundantemente, o zagueiro atleticano ficou revoltado com o atleta adversário, chegando a "jurar" o jogador. Antes do fim do jogo ainda deu tempo de Rafinha ser expulso pelo segundo cartão amarelo.
Comentários