Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 15 de Novembro de 2013 às 14:42
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Restam apenas 6,9% da área de soja para serem cultivados em Mato Grosso. O plantio da oleagiona, na safra 13/14%, alcançou 93,1% da área projetada em 8,2 milhões de hectares. Os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados na quinta-feira (14), revelam que a semeadura desta temporada superou o desempenho registrado na safra passada, quando o plantio chegava a 88,6% neste mesmo período.



No médio-norte do estado, o plantio está praticamente finalizado, considerando 99,2% da área coberta. A região é a que mais produz soja, com 2,9 milhões de hectare reservados para a cultura. Em Sorriso, o plantio já esta encerrado. O produtor da região, Laércio Pedro Lens, explica que os trabalhos no campo seguiram normalmente. No entanto, ele lembra que o início do plantio foi atrasado se comparado a safra anterior. "Neste ano começamos a plantar no início de outubro, enquanto que na temporada passada o plantio começou em setembro". Mesmo assim, revela que o tempo auxilio o desenvolvimento contínuo da semeadura. Para o produtor, a preocupação agora é com o desenvolvimento da lavoura, além da possibilidade de pragas como a Helicoverpa.


 
Mas o analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Angelo Ozelame, ressalta que a previsão é de chuvas com até 60 milimitros. "Com esse tempo, o produtor de Mato Grosso deve encerrar o plantio da soja em cerca de duas semanas". Após o término da semeadura, ele aponta que a previsão também será de chuvas. "Por enquanto, conseguimos pensar em um bom desenvolvimento das lavouras, garantindo uma produção alta".


 
Conforme o Imea, o plantio segue avançado nas regiões oeste (97,2%), sudeste (96%), centro-sul (95,9%), noroeste (96,6) e no norte do estado (85%). A região nordeste é a mais atrasada, com 68% da área semeada com soja.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4406/visualizar/