Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 06 de Março de 2021 às 10:08
Por: Cíntia Borges/Mídia News

    Imprimir


Christiano Antonucci/Secom-MT
O médico Abdon Karhawl:
O médico Abdon Karhawl: "Estamos falando em dias e semanas para colapso total"

O médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl afirmou que o caos na saúde vivenciado no Amazonas em decorrência da pandemia do novo coronavírus vai chegar a todos os estados brasileiros, inclusive em Mato Grosso.


Ele falou que, em poucos dias, Mato Grosso estará em colapso, assim como ocorreu no Amazonas.

O Amazonas foi o primeiro a registrar um caos absoluto no sistema de saúde no início deste ano após a chegada da segunda onda da pandemia. No início do ano, o caos foi tamanho que além da falta de leitos o Estado sofreu com o desabastecimento de oxigênio.

“Amazonas é Brasil. O aconteceu lá é impossível ser ímpar, ser só para eles. O Brasil é um só. Não tem uma peculiaridade para ter acontecido só lá. Isso não existe”, disse o médico em entrevista nesta sex-feira (5) à Rádio CBN.

No ano passado, o profissional atuou como consultor do Governo do Estado sobre a pandemia.

“Estamos em um cenário muito ruim. O que aconteceu no Amazonas provavelmente vai acontecer em todos os estados. Não em um. Em todos, sem exceção”, emendou.

Mato Grosso já vive à beira de um colapso na saúde. Na tarde de ontem (4), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que a ocupação dos leitos públicos de UTI adulto destinados ao tratamento da Covid-19 chegou a 96,8% de ocupação.

Para o infectologista, Mato Grosso, por já apresentar alta taxa de ocupação, pode entrar em colapso total em dias.

“Nós estamos em um Estado com três milhões e meio de habitantes e viveremos um desastre como qualquer outro. Não temos nada de diferente, em termos de modelo mental, negacionismo e vacina”, disse

Solução: vacina

O médico endossou que apenas com a imunização em grande escala é que a pandemia – que já vive sua segunda onda – vai acabar. Ocorre que a imunização no Brasil ocorre a passos lentos.

“Vamos conter esse processo com a vacinação, e isso não existe no Brasil. Então, teremos que tomar outra medidas”, disse o medico, que defendeu o isolamento social.

“A vacina é ótima, vai parar o processo, vai nos fazer vencer essa pandemia, mas isso requer tempo. E a doença não tem esse tempo. Estamos falando em dias e semanas para o colapso total. E em Mato Grosso não há dúvidas, em poucos dias estaremos colapsados”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441020/visualizar/