FALTA DE UTIS COVID
Botelho avalia caos na saúde: “Situação é crítica, desesperadora” Deputado defende criação de Centro de Triagem em VG e diz ter sinalização positiva do Governo
O deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, classificou como “crítica e desesperadora” a situação atual da Saúde em Mato Grosso em meio à pandemia da Covid-19.
Atualmente, há lotação de quase 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinados a pacientes com Covid. No Estado, já há uma fila de espera com 73 pessoas contaminadas.
“Temos que fazer algo. Olha como está a situação. A situação é crítica. Não temos leito, não temos UTI. É muito preocupante”, disse, em entrevista à imprensa na terça-feira (9).
“E é desesperador quando você vai ao Pronto Socorro [atual Hospital Referência à Covid-19] e vê pessoas no corredor pedindo para você arrumar um lugar para atendê-los. Temos que fazer algo agora, muito rápido”, acrescentou.
O democrata voltou a defender a criação de um Centro de Triagem em Várzea Grande. A ideia é transformar o Hospital São Lucas no novo local para atendimento desses casos.
Segundo ele, a proposta já recebeu uma sinalização positiva do governador Mauro Mendes (DEM). Com isso, a unidade contaria com mais 40 leitos de enfermaria e nove leitos de UTI.
“Já encaminhamos essa demanda e o governador concordou. Vamos só finalizar essa proposta, que deve ser anunciada nos próximos dias”, resumiu.
Ocupação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (9) 265.013 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, com 6.125 óbitos.
Nas últimas 24 horas foram notificadas 1.603 novas confirmações de casos e 40 mortes. Dos 265.013 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.752 estão em isolamento domiciliar e 246.377 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 465 internações em UTIs públicas e 455 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,47% para UTIs adulto e em 59% para enfermarias adulto.
Comentários