Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Março de 2021 às 14:49
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Alunos do curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) estão recebendo o kit escolar com mochila, bloco de anotações, crachá, caneta e apostila impressa com material didático do primeiro módulo. A capacitação é oferecida gratuitamente pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, com apoio do governo estadual para cerca de 1.200 profissionais da área.



O material didático sai de Cuiabá e percorre um longo caminho até chegar às cidades polo de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande, onde são distribuídos aos alunos. A entrega está sendo feita por meio de agendamento para garantir os cuidados de prevenção contra a disseminação da Covid-19. O curso, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), iniciou as aulas on-line no início de fevereiro. Em decorrência da pandemia, as atividades presenciais foram adiadas, para segurança dos alunos.



O relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, Carlos Eduardo Santos, destaca que além do kit com apostila, o curso oferece junto à plataforma digital outros materiais para auxiliar o aluno matriculado, para que tenha o melhor desempenho nos estudos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, preside a CST da categoria na ALMT.



"Com segurança e apoio das prefeituras municipais, bem como a ajuda dos tutores e apoios técnicos do curso, cumprimos o envio dos kits em todas as cidades polo”, completa Carlos, ao contar que o prefeito de Alto Boa Vista, José Maranhão, buscou pessoalmente os kits dos alunos em Cuiabá.



Segundo Carlos, esse é o momento ideal para a qualificação dos agentes comunitários de saúde no estado, já que os profissionais são considerados constitucionalmente como linha de frente no enfrentamento da pandemia. "Foi pensando nisso que promovemos a capacitação, com o intuito de prepará-los ainda mais para atuar nesse momento delicado que estamos passando. O material entregue serve como apoio aos alunos”, frisa o relator.



Conteúdo de Qualidade



Para a agente comunitária de saúde Luceny de Souza, que atua há 19 anos na atividade no município de Rio Branco, o material é um excelente suporte para as aulas. “O kit oferecido tem o tamanho ideal e o conteúdo está bem explicativo, com temas de grande relevância para o nosso dia a dia”, conta a aluna da turma de Cáceres. Ela destaca que o curso está servindo como experiência e aprendizado para sua vida profissional e pessoal.



O material didático foi recebido pela agente comunitária de saúde Ana Lúcia Ferreira Rocha com grande satisfação. Atuante há 11 anos na profissão, na cidade de Jaciara, ela pertence ao polo de Rondonópolis, em que conversa com os tutores locais para sanar dúvidas.



“O material é de primeira qualidade, atende muito bem a função. Estou encantada com o curso, muito bem explicado, com professores excelentes e, com certeza, essa qualificação irá ajudar ainda mais na minha profissão”, finalizou.



Sobre o Curso
A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado, mediante comprovação. Os participantes têm direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores on-line e presencial, além de atividades práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441123/visualizar/