Congresso de cardiologia discute cirurgias cardíacas em idosos acima dos 70 anos
Segundo fontes do IBGE, no Brasil a população de idosos já atinge cerca de 7 milhões, devendo ter um aumento progressivo na atual velocidade de crescimento (3,5% ao ano).O aumento da expectativa de vida da população brasileira de 40 anos para idade superior a 70, novas técnicas aliadas a tecnologia começaram a surgir para atender a demanda por cirurgias cardíacas. A incidência de doença coronariana obstrutiva em pessoas acima de 70 anos é superior a 76%, apontam alguns estudos.
A maioria dos pacientes geralmente apresenta quadro de hipertensão, diabetes e alguns ainda são fumantes, o que após as cirurgias que eram feitas anteriormente para instalação de trocas de valva aórtica, revascularizações do miocárdio e operações de aorta, era um risco em idosos hepta e octogenários que em grande parte, apresenta complicações pós-operatórias como arritmias ventriculares, arritmias supraventriculares, baixo débito cardíaco, infecções e problemas pulmonares.
Com a evolução da medicina e dos avanços na cirurgia cardíaca e terapia intensiva tornaram possível a intervenção com baixa morbi-mortalidade.
As novas técnicas e as evoluções nesse tipo de cirurgia de risco em idosos serão discutidos por especialistas durante o 16º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso.
CONGRESSO- O 16º Congresso de Cardiologia de Mato Grosso acontece entre os dias 16 e 18 de agosto no Centro de Eventos do Pantanal e vai reunir cardiologistas de todo o Brasil para troca de experiências e conhecer as inovações no segmento cardíaco. Inscrições e programação podem ser conferidas no site www.sbcmt.com.br.
Paralelo ao evento de Cardiologia estará acontecendo também o Fórum da Sociedade Centro-Oeste de Cirurgia Cardiovascular, o 2º Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia e o 2º Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.
Comentários