Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Março de 2021 às 12:24
Por: Cafeína Conteúdo

    Imprimir


Em apoio ao setor empresarial, principalmente o de eventos, bares, restaurantes e similares, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) participou de uma reunião entre deputados estaduais, representantes de entidades, prefeitos e vereadores, nesta quinta-feira (18.03), na Assembleia Legislativa do Estado (ALMT). O grupo apresentou propostas de sobrevivência da economia local e solicitou a flexibilização do decreto estadual que impõe restrições ao horário de funcionamento do comércio e à circulação de pessoas. O decreto do governo foi prorrogado até 04 de abril.



Uma carta aberta endereçada ao governador Mauro Mendes, assinada pelos prefeitos de Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra, bem como representantes das Associações Comerciais locais e sociedade civil, foi entregue aos deputados durante a reunião. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claudio Oliveira, justificou que a cidade possui boa estrutura de saúde pública, sobretudo com hospital de campanha, possibilitando atendimento, diagnóstico e tratamento precoce aos primeiros sintomas da doença.



Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Sávio Júnior Zaniolo, destacou que o comércio do município vem adotando todas as medidas de biossegurança, o que reduz significativamente a possibilidade de contaminação. "Assinamos a carta pedindo a flexibilização do horário para o comércio e uma atenção especial aos segmentos de eventos, bares e restaurantes, além dos pequenos estabelecimentos que não geram aglomeração. Todos estão seguindo as medidas de higienização e precisam trabalhar para sobreviver”, pontuou.



Segundo o diretor da Facmat, Roberto Peron, que na ocasião representou o presidente da entidade, Jonas Alves, cada município tem a sua realidade e isso deve ser levado em consideração. "O setor produtivo está sofrendo economicamente em decorrência da pandemia devido às restrições impostas pelo Poder Público. Devemos incentivar a geração de emprego e renda, com apoio à vida, claro, mantendo o isolamento, mas preservando as empresas", reiterou.



A proposta do grupo na reunião é que se faça um novo decreto governamental, com a realidade de cada município e a flexibilização para assegurar aos setores de eventos, bares e restaurantes dos municípios pelo menos a possibilidade de dar continuidade às suas atividades de subsistência, estendendo os horários de restrição para após as 22h, e o toque de recolher aos administrados após as 23h. Também pediram para manter as portas abertas do comércio, com reforço às medidas de biossegurança ja rigorosamente seguidas pelos empresários.



A reunião foi conduzida pelo deputado Dr. João, que após ouvir as reivindicações se comprometeu a levá-las para a Casa Civil. Também participaram os deputados Max Russi, presidente da ALMT, Dilmar Dal Bosco, Elizeu Nascimento, Ulysses Moraes e Faissal Calil.

Sobre a Facmat

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/441372/visualizar/