Falta de Consciência
Morador denuncia que secretário com Covid segue trabalhando em MT Cidadão registrou boletim de ocorrência contra Lauriano Antonio Barella
Um morador registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (22) afirmando que secretário de Saúde de Alta Floresta (790 km de Cuiabá), Lauriano Antonio Barella, testou positivo para Covid -19, mas não cumpre o isolamento social.
De acordo com as informações, o denunciante foi até a secretaria para se reunir com o secretário. Mas, ao chegar ao local ele ficou sabendo que Lauriano tinha testado positivo para Covid-19 em exame PCR realizado na quinta-feira (18), com resultado emitido pelo laboratório do IFMT de Alta Floresta na sexta (19).
Entretanto, mesmo após testar positivo o secretário estaria seguindo normalmente com a agenda em seu gabinete. À imprensa local, o secretário justificou que teria feito um teste rápido, que resultou negativo e que, por isso não está com Covid-19.
Após repercussão do caso, o laboratório do IFMT emitiu uma nota explicando que o instituto é cadastrado pelo Lacen-MT e está autorizado a realizar os testes para detecção da Covid-19 da região.
Ainda segundo o IFMT, a técnica PCR é o principal teste para detecção direta da doença e se a pessoa testa positivo para a Covid-19 na PCR, ela está com o vírus infectando seu corpo naquele momento e, potencialmente, transmitindo aos demais, existindo aí, então, a necessidade de isolamento social, entre 10 e 14 dias, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a secretaria Municipal de Saúde.
Veja a íntegra.
Comentários