Terceirizados deixarão de atender linhas emergencias da PM, Civil e Bombeiros
O contrato com a empresa responsável pelo atendimento das linhas de emergência das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal pode não ser renovado. Servidores que estão na reserva remunerada da Secretaria Estadual de Segurança Pública devem assumir o cargo a partir de 01 de outubro.
“O procedimento deve ser mudado novamente pra Instituições pela questão de legalidade. O contrato com a Pestalozzi foi feito há quase cinco anos e foi renovada anos atrás, mas dia 01 de outubro não pode ser renovada”, explicou o tenente coronel da Polícia Militar Eduardo Henrique Souza.
Outra opção, que pode ser adotada mas não é prioritária no momento, é a abertura de um processo licitatório. Porém, 60 policiais militares, civis e bombeiros devem assumir o atendimento, que é feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
“Hoje é essa a intenção, mas amanhã pode mudar. O caminho que estamos tomando aqui no Ciosp é pra que venham pessoas das instituições e elas sejam homens e mulheres pra trabalharem nessa função”, pontuou o tenente coronel Henrique.
Com a substituição da empresa terceirizada para servidores da reserva, pode ser que não consiga se chegar aos mesmos 60 atendentes no Ciosp. “Se não atingirmos a totalidade, 80 a 90% pelo menos serão de pessoas de reserva remunerada”, detalhou.
Ele ainda ressaltou que a mudança não vai impactar negativamente nas ruas. “Assim como é importante o policial nas ruas é no atendimento”. O tenente coronel Henrique frisou que com a mudança a população vai continuar tendo atendimento capacitado.
Atendimento terceirizado
O atendimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é realizado atualmente por 60 pessoas terceirizadas, divididos em três turnos, já que os números de emergência funcionam 24 horas por dia.
A população já reclamou da quantidade de perguntas que são realizadas pelos atendentes, mas o tenente coronel da Polícia Militar responsável pela coordenação do Ciosp, Eduardo Henrique Souza, disse que quanto mais informação os oficiais tiverem é melhor.
“A população não precisa se preocupar, o serviço é de emergência mesmo. Apesar de o atendente continuar perguntando, o nosso sistema permite que a viatura seja acionada e enquanto as perguntas continuam sendo feitas”, disse.
Referência de integração
A integração de atendimento em Mato Grosso começou em 2002 e se tornou referência para outros Estados. “Fomos os pioneiros nesse sistema e alguns Estados ainda não possuem esse sistema”, informou Henrique.
O tenente coronel ainda frisou que o sistema que é adota no Estado é uma exigência da FIFA para a Copa do Mundo 2014. “Tem que ter um espaço único, um espaço físico de trabalho integrado entre as forças para as ações poderem ser coordenadas desse espaço físico, que a gente está chamando Centro de Comando e Controle”.
Comentários