Vereadores em MT tentam alterar grupos prioritários da vacina Thalyta Amaral
Em tempos de poucas doses da vacina contra a covid-19 começam a surgir propostas nos municípios de Mato Grosso para que outras categorias sejam inseridas nos grupos prioritários da imunização. Entre os pedidos estão a inclusão de obesos mórbidos e coletores de lixo pelo risco de exposição à covid-19.
Em Cuiabá, o vereador Paulo Henrique (PV) solicitou ao Executivo que os agentes de trânsito sejam incluídos no grupo prioritário. Já para o vereador Cezinha Nascimento quem deve constar nessa primeira fase são os motoristas de ônibus, que são expostos ao risco de covid-19 diariamente.
Para o vereador José da Paixão (PP), de Nova Mutum (264 km ao norte da Capital) os obesos mórbidos devem ser vacinados o quanto antes por causa do risco que a doença traz para os infectados pela covid-19. Ele ainda argumenta que o grupo é pequeno no município, o que não traria prejuízos à vacinação geral.
Em Sorriso (420 km ao norte), o vereador Damiani da TV (PSDB) apresentou na quinta-feira (8) uma indicação à prefeitura para incluir vigilantes e recepcionistas na segunda fase da imunização na cidade. Ele argumentou que esses profissionais são os primeiros a ter contato com o público nos espaços comerciais.
Antes de falecer de covid-19, o vereador por Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), Birimbau (PSB) apresentou uma indicação para que os coletores de lixo possam receber a imunização no município. O parlamentar afirmou em seu ofício que esses trabalhadores são tão expostos ao risco quanto os profissionais da saúde, por lidarem com material contaminado diariamente.
Comentários