Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Abril de 2021 às 06:33
Por: kamila Arruda/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Secom-VG
O prefeito Kalil Baracat, que flexibilizou medidas restritivas em Várzea Grande
O prefeito Kalil Baracat, que flexibilizou medidas restritivas em Várzea Grande

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), baixou um novo decreto flexibilizando algumas medidas que estavam em vigência no Município.

O emedebista ampliou o horário de funcionamento de igrejas e edifícios religiosos, e ainda liberou o consumo de bebida alcoólica no local.

A partir de agora, os templos religiosos podem voltar a realizar cerimônias, missas ou cultos, das cinco horas da manhã até às 20h.

A medida vale para todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, desde que se cumpram vários requisitos sanitários de combate ao novo coronavírus, entre os quais limitar o número de pessoas até 20% da capacidade, no interior dos recintos.

Kalil também liberou o consumo de bebida alcoólica no local, em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, desde que seja respeitado o limite de até 50% de capacidade de lotação do local.

Os horários de funcionamento desses estabelecimentos, contudo, continuam o mesmo. De segunda-feira a sexta-feira poderão abrir as portas das 08:00 horas às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 6 às 14h.

O sistema drive-thru e take-away está liberado todos os dias até às 20h45, e o delivery até às 23h59.

Por outro lado, continua restrita a realização de eventos sociais, públicos ou privados, limitados a uma quantidade de 20% da capacidade do local.

O novo decreto com normas de enfrentamento a Covid-19 foi publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (12).

Em todas as situações, é exigida dos estabelecimentos a disponibilização de produtos para higienização de mãos e calçados, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, controle do acesso de pessoas do grupo de risco nos estabelecimentos, inclusive, pessoas com idade superior a 60 anos, e a proibição da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial.

Apesar da flexibilidade, o chefe do Executivo Municipal disse que não há alteração sobre a situação de emergência no âmbito da saúde pública no município.

A medida foi decretada por 60 dias, a contar do dia 5 de abril, e mantém rígida a fiscalização para o cumprimento do decreto.

“Utilizaremos todos os esforços necessários para que os decretos e as medidas de biosegurança sejam cumpridas. Ampliamos o horário para a realização de cultos e missas, porém restringimos a quantidade de pessoas no interior desses recintos a 20% da capacidade do local. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Por isso é necessário que todos façam a sua parte. O momento ainda requer conscientização das pessoas, até que toda a população seja devidamente vacinada”, completou.

De acordo com ele, a equipe de fiscalização continuará atuando de forma rígida, a fim de evitar aglomerações.

“Estão atuando diariamente em toda a cidade para evitar aglomerações e fazer cumprir as medidas adotadas pelo Decreto Municipal e para salvar vidas”, afirmou.

As equipes de fiscalização do município de Várzea Grande são composta por agentes da Secretaria de Defesa Social, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Procon, Código de Postura e Guarda Municipal, além das Polícias Civil e Militar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442067/visualizar/