Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Maio de 2021 às 17:04
Por: Gustavo Ourique/Da Assessoria

    Imprimir


A segunda data mais importante do varejo brasileiro, o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (09), também deverá ser promissora para os comerciantes mato-grossenses. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), 78,9% da população pretende presentear na data. A pesquisa contou com a participação de 507 participantes do estado, entre os dias 30 de abril e 3 de maio.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que a data, além de ser considerada o ‘Natal do primeiro semestre’, poderá contribuir para a melhoria da situação financeira das empresas. “O Dia das Mães é uma data essencial para os comerciantes, que sofreram com as restrições provocadas pela Covid-19 no ano passado e veem uma oportunidade de melhorar as finanças de suas empresas”.

Das opções de compras apresentados na pesquisa, a maioria dos entrevistados (34,3%) pretendem comprar roupas/acessórios, 27,3% deverão comprar cosméticos/perfumes, 18,5% calçados, 9% eletrodomésticos e 3,8% produtos perecíveis. 21% disseram que irão comprar outros produtos.

Do total de entrevistados, as compras em lojas virtuais correspondem a apenas 8%. A maioria buscará produtos em shoppings (41,2%) e 26% tendem a comprar nas lojas de rua. Floriculturas e mercados representam 2% e 1,2%, respectivamente.

Com relação ao valor pretendido para a compra do presente, a pesquisa revela que 46% dos participantes devem consumir até R$ 100,00 em compras e outros 43,25% entre R$ 101,00 a R$ 400,00. Um índice curioso é que 8,7% dos entrevistados disseram que vão gastar entre R$ 801,00 a R$ 1000,00, acima dos 5,7% dos que afirmaram que vão consumir de R$ 401,00 a R$ 600,00 e dos 0,7% dos participantes que gastarão entre R$ 601,00 a R$ 800,00.

Wenceslau Júnior reforça que um bom atendimento será primordial para fechar negócios. “Apesar de os consumidores estarem optando por consumir mais de forma on-line, o bom atendimento ainda será decisivo na hora de fechar uma venda, é o que mostra na pesquisa, onde 71,3% dos entrevistados esperam esse tipo de abordagem, seguido de bons descontos e promoções (58,8%)”, finalizou o presidente da Fecomércio-MT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442723/visualizar/