Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Agosto de 2012 às 14:37

    Imprimir


A segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, começa no próximo dia 18 e segue até o dia 24 de agosto em todos os municípios de Mato Grosso. Somente o estado recebeu 350.000 doses da vacina que devem ser distribuídas em 815 postos no estado.

O Sistema Único de Saúde colocará à disposição 295 veículos no dia 18 de agosto, para facilitar o alcance da campanha em municípios de difícil acesso.

Segundo a Gerente de Imunização, Marize Almeida, a segunda etapa de vacinação deste ano será diferente, pois, além da gotinha, todas as crianças deverão receber outras vacinas de rotina da caderneta de vacinação que por ventura estiverem atrasadas.

Além da vacina contra a Poliomielite, serão disponibilizadas durante toda a campanha as vacinas contra Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 Valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP).

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na primeira etapa da Campanha, o Estado Vacinou 94,08% das crianças menores de 5 anos.

A Secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso, alerta que não existe tratamento para a Poliomielite e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. A vacina contra a pólio é segura, e se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, a SES recomenda que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

Poliomielite
Apesar de não haver registro de casos há 23 anos no Brasil, o Ministério da Saúde alerta que é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, visto que ainda circula no mundo.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44282/visualizar/