Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 09 de Maio de 2021 às 05:34
Por: G1 MT

    Imprimir


Cena com Fernanda Montenegro e Irandhir Santos no filme Piedade — Foto: Divulgação
Cena com Fernanda Montenegro e Irandhir Santos no filme Piedade — Foto: Divulgação

O 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) começa na próxima segunda-feira (10), em formato virtual, com filmes nacionais disponíveis por 24 horas cada. A mostra segue até o dia 21 de maio, com exibições diárias via canal oficial no YouTube.

Telefilmes, séries, curtas e longas de Mato Grosso terão o Cinemato como primeira vitrine: são sete longas inéditos na mostra competitiva e três telefilmes de realizadores mato-grossenses na mostra informativa, também inéditos ao público.

Depois da cerimônia de abertura, às 17h30, a plateia segue para sala especial na 'AmazôniaFlix', plataforma em que serão exibidos os filmes das mostras competitivas, de homenageado e hors concours.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secel) informou que o documentário mato-grossense, “Pi’õ romnha ma’ubumrõi’wa – Mulheres Xavante Coletoras de Sementes”, abre a programação da Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros. Na sequência, vem “O buraco”, ficção produzida no Amazonas.

Em seguira, será apresentada a obra de Geraldo Moraes, cineasta homenageado nesta nova edição do Cinemato. Para marcar a ocasião, será exibido “O homem mau dorme bem”.

Também serão exibidas produções de Cláudio Assis, em mostra fora de competição, para arrematar o primeiro dia de Cinemato. O atualíssimo “Piedade”, ainda em difusão pelo circuito de festivais, será apresentado à plateia mato-grossense e também de todo o mundo.

Na terça-feira (11), a partir das 18h,serão exibidos pela mostra de curtas, “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes (CE) e “Seremos Ouvidas”, de Larissa Nepomuceno (PR). Na sequência, tem a estreia do documentário “Mata Grossa”, de Tati Mendes e Amauri Tangará (MT).

Entre os dias 10 e 15 de maio toda a programação é hospedada na AmazôniaFlix. Nos dias subsequentes, as mostras paralelas e temáticas serão transmitidas via YouTube. Todo dia, às 16h30 (horário de MT), tem debate com realizadores dos filmes exibidos na noite anterior, sob a mediação do jornalista Lorenzo Falcão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442879/visualizar/