Ministros visitam MT para inauguração da internet 5G no campo Para o ministro Fábio Faria, o 5G deve contribuir para um crescimento de 20% no agronegócio.
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e ministro das Comunicações, Fábio Faria, visitaram Rondonópolis (MT) — Foto: Governo Federal/Câmara dos Deputados
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitaram Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nesta terça-feira (11), para inaugurar o projeto piloto da internet 5G no campo.
As demonstrações são feitas por operadoras em parceria com a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão e apoio do 'ConectarAGRO', associação de empresas de tecnologia voltada para inovações no campo.
“Mato Grosso é o 'carro chefe' da nossa agricultura moderna, que traz todas essas vantagens que o Brasil tem. Mato Grosso é protagonista nessa agricultura de precisão”, disse a ministra durante a visita.
A chegada dessa internet nas fazendas vai aumentar a eficiência e produtividade no campo, além de promover a automatização, com tratores autônomos, máquinas teleoperadas, drones com alta resolução e inteligência artificial.
Chegada do 5G deve contribuir para crescimento de 20% no agronegócio — Foto: Edson Rodrigues/Divulgação TIM/Nokia
Para o ministro Fábio Faria, o 5G deve contribuir para um crescimento de 20% no agronegócio.
Segundo a ministra Tereza Cristina, com o lançamento do projeto, contribui para o estímulo da economia e geração de novos serviços no agronegócio, incluindo a população no meio digital.
No evento, foram demonstradas soluções 5G, com altíssima velocidade e baixo tempo de resposta aplicadas ao campo e de que forma a tecnologia pode habilitar aplicações que estimulam a comunicação entre as pessoas e agilizam a gestão de equipamentos.
Entre as demonstrações, estavam disponíveis transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4K e produzidos com drones. As imagens captadas e acompanhadas remotamente podem ajudar na inspeção do plantio.
O 5G SA também será essencial para habilitar soluções aplicadas à colheita e ao manejo agrícolas, relacionadas tanto à gestão de equipamentos, quanto à comunicação entre colaboradores.
Comentários