Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Agosto de 2012 às 09:19
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


A cor das águas do Rio Coxipó, nas proximidades do bairro Jardim dos Ipês, região do Coxipó, mudou. O aspecto límpido transformou-se em negro e com aparência de esgoto. O problema começou quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tijucal começou a limpeza das lagoas, onde são acumulados os resíduos do produto tratado.

Moradores denunciam que o material descartado está poluindo o rio e prejudicando a pesca.

Conforme a assessoria de imprensa da Companhia de Águas Brasil (CAB), responsável pela unidade, o trabalho teve início há uma semana. Na mesma data em que moradores do bairro Jardim Fortaleza, na região da ETE, afirmaram má qualidade da água vinda pelos canos de abastecimento. “Não dava para beber porque estava muito barrenta. Muitas pessoas reclamaram”, disse o presidente da Associação dos Moradores, João Batista.

Em nota, a CAB Cuiabá, concessionária que administra o serviço de saneamento desde a extinção da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), admitiu estar realizando a limpeza das lagoas, mas negou que o trabalho esteja poluindo o rio.

Segundo a empresa, uma das etapas do processo é o esvaziamento dos reservatórios, para isto, o líquido é despejado no Coxipó. A CAB garante, no entanto, que toda água é tratada antes de ser jogada no leito do rio, que recebe a estação de captação de água.

O serviço seria necessário para o desassoreamento da lagoa, quando os resíduos sólidos depositados no fundo são retirados com máquinas. A empresa diz ainda que o procedimento é de rotina e necessário para a recuperação da capacidade de tratamento da ETE.

Conforme a nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) autorizou o processo e o Ministério Público têm ciência do que é feito.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44311/visualizar/