Agentes comunitários de saúde têm extensa rotina, especialmente durante a pandemia
Profissional responsável por realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem uma extensa rotina de visitas às residências das famílias, seguindo os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas atividades são fundamentais para a população e seus municípios, seguindo o pressuposto da atenção básica e vigilância em saúde. Mesmo com a pandemia da Covid-19, os trabalhos nas comunidades não pararam.
A agente comunitário de saúde Greici Pereira do Nascimento, de 44 anos, realiza visitas aos lares praticamente todos os dias da semana. Atuante em Cuiabá, há mais de 5 anos, a profissional da saúde segue um intenso cronograma em sua rotina.
“Na segunda-feira realizo visitas aos pacientes diabéticos e hipertensos, na terça, faço o acompanhamento das pessoas que sofrem com tuberculose e hanseníase. Na quarta, visito as gestantes, crianças e adolescentes, pergunto como estão nos estudos, verifico a situação familiar e na sexta-feira, acompanho a visita médica aos idosos e pessoas acamadas, com a presença de um enfermeiro, médico ou técnico da unidade de saúde da área atendida”, relata a agente.
A agente comunitário de saúde Greici Pereira do Nascimento, de 44 anos, realiza visitas aos lares praticamente todos os dias da semana. Atuante em Cuiabá, há mais de 5 anos, a profissional da saúde segue um intenso cronograma em sua rotina.
“O curso tem sido um horizonte para novos aprendizados, uma oportunidade de unir a teoria à prática em prol da população. Hoje me sinto mais preparada para abordar temas como prevenção a acidentes domésticos, autocuidado e doenças infectocontagiosas”, reitera.
Sobre o desafio de atuar durante a pandemia, a agente comunitário afirma que o dever fala mais alto. “A pandemia da Covid-19 trouxe muita insegurança na população e para nós profissionais, mas não deixamos de realizar esse trabalho essencial. Sempre chego interagindo com alguém da família, perguntando como está a saúde, explicando os acontecimentos, o funcionamento das unidades de saúde, levo remédios, vacinas e assim vou quebrando barreiras”, conclui Greice.
Dentre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde estão: identificar situações de risco coletivo e individual; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; orientar as famílias de acordo com as instruções das equipes de saúde; e acompanhar a situação de saúde das famílias para ajudá-las a conseguir os melhores resultados com os tratamentos e modos de prevenção.
Sobre o Curso TACS
O curso de qualificação gratuito é realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, através da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e apoio do Governo do Estado.
Voltado exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), de Mato Grosso, a capacitação conta com módulos semipresenciais, em formato virtual e atividades presenciais realizadas nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Foram disponibilizadas 1.200 vagas para todos os 141 municípios de Mato Grosso. As aulas no formato de Ensino à Distância (EAD) começaram em 06 de fevereiro deste ano. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Comentários