Anúncio histórico
Mato Grosso atinge equilíbrio fiscal e ganha “nota A” do Tesouro Nacional Governador destaca que medidas tomadas no início da gestão garantiu equilíbrio entre receitas e despesas
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta segunda-feira que Mato Grosso passou da classificação “C” para a “A” na capacidade de pagamento de suas dívidas. A classificação é inédita, já que nunca o Estado esteve tão bem financeiramente.
“Nós entramos para a elite junto ao Tesouro Nacional, com nota A”, assinalou.
O democrata lembrou que a “mudança de patamar” do Estado se deve às medidas implementadas ainda em janeiro de 2019, logo que assumiu o mandato. “Ali começamos a reescrever a história desse Estado. Começamos a construir o equilíbrio fiscal”.
Segundo ele, com as medidas implementadas foi possível alcançar o equilíbrio entre receitas e despesas. “Fico muito feliz de estar aqui hoje podendo anunciar isso. Resultado de muitos diálogos, conversas e reuniões. Mas também e muita determinação da nossa equipe, que conseguiu retirar Mato Grosso daquela situação”, colocou.
Segundo o governador, em 2019, Mato Grosso tinha uma série de problemas por conta das questões financeiras. Ele assumiu a gestão com mais de 500 obras paradas, viaturas policiais paralisadas por falta de pagamento às locadoras e ainda parte dos salários dos servidores atrasados. “Com as medidas que tomamos ali, em janeiro de 2019, a reforma administrativa, mudanças e renegociação de contratos, da dívida com Bank Of America passando para o Banco Mundial, entre outras, pudemos melhorar esse índice”, frisou o governador, destacando também que houve melhora na arrecadação estadual nos últimos 2 anos e meio.
Segundo Mauro, o Estado atingiu essa nova classificação com iniciativas próprias. Ele destacou que o auxílio de R$ 1,5 bilhão do Governo Federal por conta da pandemia do novo coronavírus não alteraria nessa nova classificação. “Nossa recuperação foi feita de forma tão positiva, tão acertiva, que se retirasse o auxílio do Governo Federal, mesmo assim o Estado de Mato Grosso teria alcançado classificação A”, observou.
INVESTIMENTOS
Na prática, o governador afirmou que a classificação "A" amplia a capacidade de investimento do Estado. Ele citou, por exemplo, que o Estado pode contrair empréstimos para investimentos com condições mais favoráveis que as obtidas na classificação "C". "Taxas de juros, prazos melhores. Quem tem boa capacidade de pagamento, paga barato e melhor", pontuou.
Comentários