Guerra ao vírus no estado
MT não desistiu de comprar a vacina Sputnik, afirma Mauro Mendes Governador acredita que burocracia na Ansiva será destravada e o Estado comprará a vacina da Rússia
Apesar das dificuldades impostas pela Anvisa, o governador Mauro Mendes (DEM) voltou a dizer que o Governo do Estado não irá desistir da compra de doses da vacina russa Sputnik V.
O governador disse que os estados integrantes do Consórcio do Nordeste, do qual Maro Grosso faz parte, formou uma comissão para tentar destravar o processo na agência e garantir a liberação da vacina no país.
“Não desistimos da compra. Existe um grupo de técnicos acompanhando isso. Como são várias estados, foi criada essa Comissão tanto no campo jurídico quanto no campo técnico-científico, para tentar atender a burocracia que a Anvisa criou para chegar essa vacina no Brasil”, afirmou.
Mauro Mendes ainda voltou a lamentar a postura da Anvisa, que se recusou a liberar a vacina russa.
“É lamentável, digo e repito isso, porque é uma vacina que está sendo usada em quase 60 países do mundo há muito meses, e você não vê nenhum indicio de efeito colateral, e Anvisa está exigindo uma burocracia”, completou.
O secretário-chefe da Casa Civi, Mauro Carvalho (DEM), acrescentou de que o Governo já está com o recurso reservado, apenas aguardando a liberação para fazer a compra do imunizante.
“O Estado está em permanente contato com a Anvisa, aguardando a liberação para fazer a compra, até porque esse recurso já está liberado na Secretaria de Saúde. Assim que a Anvisa liberar, Mato Grosso estará pronto para fazer o pagamento e comprar as vacinas”, disse.
Carvallho afirmou ainda que aa insistência em garantir a liberação dessas doses se dá pelo fato de que nenhum outro laboratório externou interesse em comercializar suas vacinas.
“Por enquanto, a única farmacêutica que se dispôs a vender para todos os estados e, principalmente, para o Consórcio do Nordeste, do qual Mato Grosso faz parte, foi a fabricante da Sputnik", completou o secretário.
Comentários