Professora aposta em paródias para ensinar biologia no Ensino Médio Proposta despertou a curiosidade dos estudantes, que deram um show de criatividade
As aulas de biologia da professora Paola Pereira Escola Estadual Elídio Murcelli Filho, em Aripuanã (1.002 km a noroeste da Capital), ganharam uma motivação a mais. Com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, Paola utiliza paródias (imitação de uma obra) de sucesso para ensinar ecossistemas aquáticos e terrestres e os biomas brasileiros. Com as turmas do 2º ano, o tema foi a evolução e a classificação das plantas - as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
O aluno Natanael Rodrigues Passos, do 2º ano A, transformou o baile das favelas, do MC João, em baile das briófitas. O sucesso foi tão grande que apresentou para a turma toda.
Vanessa Diana Scaquete, do 1° ano B, resolveu fazer uma música de autoria própria sobre o Bioma Floresta Amazônica.
Conforme a professora, o foco foi despertar o interesse dos alunos sobre os temas trabalhados nas aulas remotas. Como opção, foram propostas várias atividades - texto, paródia, poema, cordel ou música. Então, os alunos ficaram livres para escolher como pretendiam abordar os temas.
“Entre as várias opções de trabalho, a paródia chamou a atenção dos demais alunos. Os dois alunos gravaram um vídeo, enviaram no WhatsApp e toda a turma teve acesso. O trabalho ficou muito bom porque conseguiram, mais que demonstrar o dom artístico, aprender o conteúdo”, comemora a professora.
Comentários