Mulheres e racismo
Concurso de redação será lançado pela Seduc-MT durante live nesta quinta-feira Live pode ser acompanhada pelo canal da Seduc no YouTube; inscrições para o concurso começam dia 5 de julho
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lança, nesta quinta-feira (10.06), o Concurso de Redação: Estudante on, Redação 1000!. Uma live será realizada a partir das 14h30 para debater o tema escolhido: "A mulher negra e o enfrentamento ao racismo em Mato Grosso". A live pode ser acompanhada pelo canal da Seduc no YouTube.
Para o debate foram convidadas duas mulheres engajadas nas lutas pelos diretos femininos e contra o racismo, Luciene Carvalho e Cândida Soares.
Luciene Carvalho é escritora e poetisa. Algumas de suas obras são Conta-gotas, Sumo da lascívia, Caderno de Caligrafia, Teia, Insânia, Ladra de Flores e Dona. Estas obras conquistaram prêmios e condecorações. Parte importante do seu trabalho, como declamadora, se faz em shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da plateia. Luciene ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras.
Cândida Soares é docente na UFMT onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). É graduada em Letras, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF/RJ. No doutorado, foi Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford no período de 2007 a 2008.
A mediadora da live será Luana Soares de Souza, representante da Seduc. Luana possui graduação em Letras e mestrado em Estudos de Linguagem pela UFMT. É doutora em Estudos Literários pela Unemat. Faz pesquisas com o enfoque em questões étnico-raciais, negritude e estéticas negras. É servidora pública, atuando na Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (COCQ), na Superintendência de Diversidades (SUDI), na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc).
Concurso
O concurso é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e o objetivo é estimulá-los a desenvolverem a escrita do texto dissertativo-argumentativo, as habilidades exigidas pelo Enem e a análise crítica frente aos problemas sociais.
As inscrições serão feitas de 5 a 30 de julho. Para participar, o estudante deve se inscrever no canal do Pré-Enem Digit@l MT no YouTube e assistir às aulas de redação e interpretação de texto: Diferença entre competências e habilidades; Texto dissertativo-argumentativo - introdução; Texto dissertativo-argumentativo: desenvolvimento; e Texto dissertativo-argumentativo: conclusão.
As aulas estão disponíveis na playlist “Inscrição Concurso de Redação”. Após essa etapa, os estudantes terão que preencher o formulário de inscrição com questões relacionadas aos temas tratados nestas aulas.
O link para o formulário de inscrição será disponibilizado no último vídeo da playlist e estará aberto para preenchimento apenas durante o período de inscrição (5 a 30 de julho).
Os estudantes classificados entre o 11º e o 20º lugar receberão menção honrosa. Do 1º ao 10º, haverá premiação (ainda a ser definida pela Seduc - MT) aos estudantes, aos professores de Língua Portuguesa que os orientaram e à unidade escolar a qual pertencem.
O concurso é organizado pela Superintendência de Educação Básica e Superintendência de Diversidade, ambas da Seduc.
Etapas do concurso
As redações serão avaliadas em três etapas. Na primeira, os professores de Língua Portuguesa da escola em que o estudante está matriculado selecionarão os três melhores textos daquela unidade. Depois, deverão encaminhar esses textos, digitalizados, para a Diretoria Regional de Educação (DRE) à qual pertencem.
Na segunda etapa, equipes das 15 DREs de Mato Grosso avaliarão as redações enviadas pelas escolas e escolherão as três melhores de cada polo.
Por fim, na terceira e última etapa, os textos selecionados pelas Diretorias Regionais serão analisados por avaliadores da sede da Seduc, em Cuiabá.
Comentários