MT receberá 22,8 mil doses da Janssen
Com prazo de vencimento até o dia 8 de agosto, o governo do Estado estima receber 22,8 mil doses da vacina Janssen. A carga representa a metade do que era previsto pela Secretaria de Saúde há uma semana (45 mil doses) e será distribuída para os 141 municípios. O Brasil recebeu 1,5 milhão de doses nesta terça-feira (22). O imunizante da Janssen será o primeiro a ser utilizado no Brasil que precisa de apenas uma dose. A Janssen é uma vacina em que cada frasco contém 50 doses e que, depois de aberto, precisa ser todo aplicado em seis horas. Apesar da articulação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para que fossem destinadas cerca de 290 mil doses para Cuiabá, como contraponto à realização da Copa América na cidade, as doses devem ser destinadas ao Estado que vai fazer a distribuição.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, descartou qualquer possibilidade de enviar vacinas extras para Cuiabá e Várzea Grande, por conta dos jogos da Copa América que ocorrem na capital mato-grossense. Os prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, Emanuel Pinheiro e Kalil Baracat (MDB), haviam solicitado doses a mais do governo federal. Emanuel chegou a se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, assim como Kalil Baracat , sob alegação que Várzea Grande cedeu o estádio Dito Souza para treinamento das seleções que jogam na Arena Pantanal. A competição seria realizada originalmente na Argentina e Colômbia, mas os países desistiram de receber o torneio e o Brasil foi anunciado como nova sede. O planejamento do Ministério da Saúde seria a imunização dos estados que têm grandes fronteiras secas com países vizinhos. De acordo com Marcelo Queiroga, com a variante andina, seria importante a imunização desses estados de fronteira para garantir o controle sanitário no país.
A distribuição das doses acontecerá após uma reunião entre União, estados e municípios, que deve ocorrer nos próximos dias, para definir o envio das vacinas da Janssen que chegaram nesta terça, além do quantitativo para cada estado e Distrito Federal.
Comentários