Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Junho de 2021 às 18:24
Por: Adilson Rosa | Seduc MT

    Imprimir


A coleta de sangue é rápida e segura.

A | A

Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atenderam ao convite do MT Hemocentro e participaram da doação de sangue. A unidade móvel, conhecida como Homobus, ficará dois dias na secretaria - nesta quarta-feira (30.06) durante todo o dia e na quinta-feira (01/07) no período matutino. Para entrar na lista dos doadores, os servidores fazem um pré-cadastro e passam por uma triagem.

Entre os servidores que entraram na luta por salvar vidas está Gabriela Correa, de 20 anos, que estreia como doadora. “É a primeira vez que participo. Desde adolescente, sempre quis doar sangue. Já adulta, descobri que, por causa de minha tatuagem, tive que esperar um ano. Esse prazo terminou e agora estou na fila. Uma grande emoção”.

Paulo Jassnicker, de 53 anos, também servidor da Seduc, já é doador de sangue voluntário desde 1986, quando estava no Exército Brasileiro. Conta que faz uma média de três doações por ano, mas não faz ideia de quantas vidas ajudou a salvar.

Ele acredita que o deslocamento do MT Hemocentro até as secretarias é uma ótima forma de aumentar o número de doadores porque um dos obstáculos para muitos voluntários é se deslocar até a rua 13 de Junho, no centro da Capital, para a captação de sangue.

“É importante o ônibus passar nas secretarias porque muita gente gostaria de fazer a doação, mas ir até o Hemocentro é um grande obstáculo. Outra questão é a desinformação, porque até hoje temos pessoas que acreditam no mito de que a doação faz o sangue engrossar, o que não é verdade”, ressalta.

A coordenadora de coleta externa do MT Hemocentro, a enfermeira Rackel de Pinho, concorda com Paulo. “O foco do ônibus é facilitar a locomoção do doador. Hoje, a coleta externa quase que equivale com nossa unidade física da rua 13 de Junho”, frisa.

Rackel ressalta que o número de doadores da Seduc é significativo. Tanto que serão necessários dois dias de atendimento. “Os servidores da Seduc sempre atenderam o nosso pedido de doação com uma participação expressiva. Como o Homobus tem um limite de atendimento, ficaremos dois dias estacionados na Seduc”, comemora.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a parceria superou as expectativas. “Essa parceria é muito importante porque o MT Hemocentro precisa de doadores e vai reforçar o seu banco de sangue. E ver nossos servidores participando da campanha, unidos para salvar vidas, é gratificante”.

A doação na Seduc faz parte do “Movimento em Prol do Doador de Sangue”, uma campanha organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e pelo MT Hemocentro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). A ação vai até empresas e órgãos públicos e realiza a coleta itinerante dos colaboradores que tenham interesse em doar.

Paulo doa sangue desde 1986 e Gabriela é a primeira vez
Créditos: David Borges Seduc MT




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444346/visualizar/