Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Julho de 2021 às 17:54
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) de Mato Grosso deu início à programação em comemoração ao Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde. A categoria mato-grossense celebra desde 2004, o dia 10 de julho, como data comemorativa, firmada através da Lei n° 8146.

O primeiro evento virtual foi nesta quarta-feira à noite (30.06) e contou com a participação de alunos do curso TACS e de representantes nacionais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Foram abordados diversos assuntos inerentes à categoria, como a atuação durante a pandemia, novas legislações, futuro profissional e benefícios. Mais três lives estão previstas para ocorrerem nos dias 06, 08 e 10 de julho, às 19h, no canal do TACS MT no Youtube.

O relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, Carlos Eduardo Santos, destacou o pioneirismo de Mato Grosso na promoção do curso de qualificação profissional aos agentes e creditou o feito ao presidente da Casa de Leis, deputado estadual Max Russi. O parlamentar também preside a CST dos agentes.

“Essa live faz parte de um projeto grandioso, um trabalho que começou há anos, quando o deputado Max Russi ainda era secretário de saúde, depois prefeito de Jaciara e abraçou a categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias. O primeiro ponto que ressalto é que sempre tratamos as causas dos agentes com respeito, por isso, saímos na frente e somos pioneiros na promoção do curso TACS gratuitamente”, frisou Carlos Eduardo.

Para Edvaldo Leite, presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (CONTACS), a formação técnica dos agentes é um avanço e uma oportunidade de crescimento profissional.

“A profissão é nova e muitos não acreditavam que os agentes pudessem chegar nesse patamar. Parabéns à Assembleia Legislativa, ao Governo de Mato Grosso, ao Dr. Carlos que representa o deputado Max Russi, que teve essa iniciativa. O curso TACS é a melhor forma de qualificar e para muitos que desconhecem, existe sim um curso técnico em agente comunitário de saúde”, justificou.

O presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes de Combate às Endemias (CONTACE), Eduardo Dias, lembrou que a comunidade é uma das maiores beneficiadas com a capacitação, pois através da qualificação, os agentes podem melhor atender a população.

“Esse momento é muito especial para os agentes, essa capacitação está prevista em Lei Federal e esse curso vai trazer para toda a sociedade um entendimento melhor do que é o trabalho do agente, principalmente durante a pandemia”, disse Eduardo Dias.

Para ele, o trabalho depende muito de uma qualificação e o Instituto Brasil Adentro está de parabéns pelo belo trabalho realizado em Mato Grosso. "Esperamos expandir para todo o Brasil, para que todos tenham essa qualificação e quem sai ganhando é a população”, completou o presidente do CONTACE.

Já o presidente do Conselho Regional de Técnicos Agentes Comunitários de Saúde do Maranhão, Sérgio Gutemberg, salientou que o curso traz a possibilidade de atuação ao agente em qualquer lugar do país. “Esse é o curso do futuro na área da saúde, para quem quer trabalhar na comunidade. Passamos por uma transformação no mercado de trabalho e os agentes com diploma de técnico podem ir a qualquer lugar do Brasil”, afirmou.

A live contou ainda com as participações dos alunos do curso TACS, Greici Pereira do Nascimento, do polo de Cuiabá, e Leonam Lucas Souza da Silva, do polo de Confresa, além dos demais alunos, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, que deixaram suas mensagens pelo chat do evento.

Sobre o Curso

O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) de Mato Grosso é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através da Escola do Legislativo, com apoio do governo estadual e execução do Instituto Brasil Adentro (IBA). A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado, mediante comprovação. As aulas no formato Ensino à Distância (EAD) tiverem início em fevereiro desse ano. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444396/visualizar/