Quatro drones são interceptados em oito dias nas penitenciárias de Mato Grosso Recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados na tentativa de introduzir ilícitos para dentro das unidades
- Foto por: Sistema Penitenciário
Só nestes primeiros oito dias do mês de julho foram registradas quatro tentativas frustradas da utilização de drones para introduzir materiais ilícitos dentro das penitenciárias de Mato Grosso. Os casos ocorreram nas Penitenciárias Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) e na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.
A ocorrência mais recente foi registrada nesta quinta-feira (08.07), quando policiais penais da Mata Grande apreenderam um drone e detiveram o suspeito da ação. Os agentes avistaram o drone sobrevoando em direção à unidade penal. De imediato, uma equipe saiu em diligência na região da penitenciária e avistou um veículo Gol estacionado. Foi realizada a abordagem e uma revista no automóvel, onde foi encontrado com o condutor uma porção de substância análoga à maconha. O suspeito foi autuado em flagrante.
Já no pátio interno da unidade, foi avistado e apreendido o drone, e com ele haviam três aparelhos celulares e 10 chips. Esta não é a primeira apreensão realizada em menos de uma semana pelos policiais. Na segunda-feira (05.07), outro drone foi apreendido, por volta das 12h30, tentando invadir a unidade.
Os agentes, ao interceptar o aparelho não tripulável, encontraram acoplados dois aparelhos celulares, um carregador e um cabo USB.
Já na Penitenciária Central do Estado, foi apreendido, por volta das 12h desta quarta-feira (07.07), um drone que tentava transportar dois aparelhos celulares, três carregadores, um fone de ouvido, quatro chips e um cabo USB.
O drone e os materiais apreendidos foram encaminhados para as devidas providências. Na sexta-feira passada (02.07), foi apreendido também outro drone, que continha com ele dois pacotes carregados com aparelhos celulares e baterias.
“O sucesso dessas apreensões se deve às várias ações preventivas para coibir que esses materiais ilícitos cheguem às mãos dos recuperandos. Em primeiro lugar, temos nossos policiais penais que são proativos, há também instalação de tela de pinteiro nos solários das ante-alas, alambrados em toda a unidade penal, a vigilância ostensiva dos policiais penais nas torres como também uma equipe de policiais penais que fazem campana na laje da penitenciária”, explicou o diretor da unidade de Rondonópolis, Ailton Ferreira.
Materiais lançados pelo muro
Além dos drones, outros artifícios são utilizados, como o lançamento pelo muro. Policiais penais apreenderam, na manhã desta quinta-feira (08.07), dois pacotes de materiais ilícitos que foram lançados pelo muro da Mata Grande, em Rondonópolis.
Dentro dos pacotes havia oito aparelhos celulares, oito carregadores, dois fones de ouvido, uma bateria e uma porção análoga à maconha.
(Com supervisão de Nara Assis)
Comentários