Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 05 de Agosto de 2012 às 13:27

    Imprimir


Mais de 1.500 novas empresas foram criadas em Mato Grosso do ano passado até agora, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado. No primeiro semestre deste ano, foi registrado crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse crescimento foi impulsionado pelos novos microempreendedores individuais que correspondem a 67% dos registros feitos na Junta Comercial. Segundo o órgão, no estado há 55.778 microempresas individuais cadastradas. "Quanto mais empresas formalizadas, mais emprego e renda o estado recebe, então isso é um fator importante para Mato Grosso", afirmou o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso, Roberto Peron.

Cláudio de Souza Lima, por exemplo, mostra com orgulho o certificado de microempreendedor individual. "Depois disso aqui me sinto empresário. Daí sim a gente começa a ser reconhecido. Chega em um banco, as pessoas começam a te reconhecer, até o tratamento muda", disse. A oficina mecânica dele cresceu rapidamente deste fevereiro quando resolveu registrar a empresa. "Minha renda aumentou em torno de 60%".

As vantagens também atraíram Gisele Amorim, que há três meses a microempreendedora saiu da informalidade. "Pela facilidade, abri o cadastro pela internet e também pensei no futuro porque como não tenho a carteira assinada como que vou me aposentar no futuro".

O Sebrae traçou o perfil dos profissionais por meio de uma pesquisa nacional que foi lançada na semana passada. Informações importantes foram levantadas, como explica Érica Vieira, líder de unidade. "Quarenta e dois por cento dos empreendedores individuais dizem que eles querem montar a empresa porque querem ter uma empresa legal. Quer estar com a empresa legalizada, em dia. Já 46% são mulheres que estão empreendendo", disse.

Conforme ela, a pesquisa mostra ainda que 50% dos empreendedores individuais que buscaram crédito em bancos públicos, conseguiram.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44462/visualizar/