Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Agosto de 2021 às 20:39
Por: Tylcéia Tyza - Especial para o Gazeta Digital

    Imprimir


O mês de agosto é marcado por ser um período de muito calor e queimadas, porém, é também um mês de conscientização, os chamados Agosto Dourado, Agosto Lilás e Agosto Laranja.

Agosto Dourado

Ministério da Saúde

Agosto Dourado

Neste mês, a atenção deve ser voltada ao aleitamento materno, em que são tratadas pautas prezando ações de apoio, promoção e proteção à amamentação.

Nos primeiros estágios da vida de um bebê, o leite materno é a única fonte de alimentação, devendo ser dado em exclusividade até os 6 meses. Após esse período, a amamentação dever seguir sendo estimulada pelo menos até os dois anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno pode chegar a reduzir os índices de mortes de crianças menores de 5 anos em até 13%. Além disso, contribui para a diminuição de riscos de infecções respiratórias, alergias, diabetes, hipertensão e outras doenças que podem aparecer ao longo da vida.

Infelizmente, nem todas as mães conseguem produzir leite para os seus filhos, e por isso, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá conta com um Banco de Leite Humano, que há 20 anos atua recebendo doações de leite materno, proporcionando a melhor alimentação e nutrição a outros bebês.

Assim, em comemoração ao Agosto Dourado, o Hospital Geral está com uma programação especial visando o incentivo à amamentação e a doações para o Banco de Leite Humano. A agenda do mês se iniciou no dia 31 de julho e segue até o dia 31 de agosto.

Confira a programação

16/08 – Segunda-feira

09h às 17h - Agosto Dourado Alimentação, Ciência e Dogmas - Rede Global de Banco de Leite Humano (Online);

31/08 – Terça-feira

Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno (2021 – SES/MT - Online) Webinar - Extensão e pesquisa em AM: experiências bem-sucedidas em MT. O Banco de Leite Humano do HG funciona de segunda a sexta, das 07h às 19h e sábado das 7h às 13h, ele fica localizado no segundo andar do HG, na Rua 13 de Junho, nº 2.101, Centro Norte em Cuiabá.

Agosto Lilás

Setasc

Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás tem o objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Neste mês, o objetivo é divulgar a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), que no sábado (7) completou 15 anos em vigor. A ação visa sensibilizar a sociedade e propagar a conscientização acerca da violência contra a mulher.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), somente no primeiro semestre de 2021, foram recebidas 72.839 notificações pelo Ligue 180, onde são feitas as denúncias de violência contra a mulher. Ainda segundo o balanço, o crime mais registrado no período foi o de violência física, com 34 mil casos no total, seguido da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, totalizando a 5.978 casos.

Assim, buscando combater e erradicar a violência contra a mulher, para o mês de agosto, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT) realizará lives através de suas redes sociais com temas sobre Violência contra a mulher e Agosto Lilás.

Além disso, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) fará, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), o Webinário “Agosto Lilás – Mato Grosso no combate à violência contra a mulher”.

Seguindo com eventos online, a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso através de seu canal no YouTube a Live “Agosto Lilás, mês da sensibilização pelo fim da violência contra a mulher”.

Confira a programação

19/08 - Quinta-feira

9h - Live Agosto Lilás, realizada pela Seduc-MT em seu canal no YouTube.

Avanço no combate à violência doméstica em Mato Grosso

No ano passado, em Mato Grosso, foi inaugurada a 1ª Delegacia da Mulher com plantão 24 horas, buscando promover um melhor atendimento e segurança às mulheres de procuram por atendimento.

Além disso, neste ano, o Poder Judiciário de Mato Grosso, a Polícia Civil de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no combate à violência doméstica em Mato Grosso, uniram forças e lançaram o aplicativo gratuito 'SOS Mulher MT', que foi desenvolvido para auxiliar no combate à violência contra a mulher no Estado de Mato Grosso.

Dentro do aplicativo, a vítima pode realizar denúncias em caso de agressão, verificar as Delegacias Especializadas em Defesa da Mulher no Estado, realizar o pedido online da Medida Protetiva de Urgência, podendo também ser direcionada para o registro de ocorrência na Delegacia Virtual, consultar a Lei Maria da Penha e acessar os principais telefones de emergência.

Caso esteja sofrendo algum tipo de violência contra a mulher, ligue para o número 180.

Agosto Laranja

Pouco comentanda, a campanha Agosto Laranja visa conscientizar e informar a população sobre a Esclerosa Múltipla, bem como o combate à doença que atinge principalmente a população entre 20 e 40 anos.

Essa é uma doença crônica e autoimune, que atinge o cérebro de seu portator, os nervos ópticos e a medula espinhal. Dessa forma, o sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina, e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo, danificando a habilidade dos movimentos do corpo e fala.

Mesmo após pesquisas, ainda não são certas as causas da Esclerosa Múltipla. Até o momento, alguns estudos sugerem que ela ocorre por meio de fatores genéticos, o ambiente em que a pessoa vive ou um possível vírus.

Sintomas

Os sintomas da Esclerosa Múltipla costumam ser bem sutis e podem variar de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns a dificuldade sensitiva e motora. Entre os outros sintomas, estão a fadiga, a dificuldade de equilíbrio e coordenação motora, problemas de memória e dificuldade de atenção e assimilação de informações, podendo se agravar até problemas de visão, incontinência ou retenção urinária, dormência em partes do corpo; rigidez muscular e espasmos.

O atendimento às pessoas portadoras dessa doença é realizado pela atenção básica, nas unidades municipais de saúde que realizam o acolhimento e, quando necessário, encaminham para outros serviços especializados por meio da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, não houve informações sobre eventos relacionados ao tema pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso e Secretaria de Saúde de Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/445444/visualizar/