Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 12 de Agosto de 2021 às 10:51
Por: Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
O secretário do Estado Rogério Gallo, que não vê maiores danos ao sistema após ataque hacker
O secretário do Estado Rogério Gallo, que não vê maiores danos ao sistema após ataque hacker

O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz) Rogério Gallo afirmou que ataque hacker sofrido pelo sistema de convênios do Executivo acendeu uma “luz amarela” no Governo, que agora faz uma varredura para identificar outros pontos vulneráveis e trabalha para reforçar a segurança de dados.

Segundo Gallo, o ataque foi restrito ao sistema onde são controlados todos os convênios de repasses firmados pelo Estado com municípios e entidades do terceiro setor, mas pelo local trafegam apenas informações e não recursos, não tendo ocorrido, portanto, desvio de verba pública.

“Não houve comprometimento [de outras licitações], não ocasionou nenhuma transferência de dinheiro irregular, enfim, tudo foi contido. Foi um ataque hacker sem maiores consequências”, disse.

Essa é a falcatrua do terceiro milênio. Eles pedem resgate para que aquele sistema seja novamente liberado para ser acionado

“Mas obviamente acendeu uma luz amarela e estamos com o nosso Comitê de Gestão de Crise tomando as providências necessárias para verificar se estamos ainda expostos em algum outro flanco por meio desse vírus que nos atacou”, completou.

O Governo reforçou a segurança dos sistemas que compõem não apenas a Sefaz, mas todo o Executivo. Conforme Gallo, o sistema ficou por um tempo indisponível, mas já está retornando com o apoio dos técnicos do Estado.

Ele salientou que o ataque tentou atingir outros sistemas, sem sucesso, e crê que o objetivo seria exigir recursos do Estado, em um ato criminoso chamado “sequestro de dados”.

“Essa é a falcatrua do terceiro milênio. Eles pedem resgate para que aquele sistema seja novamente liberado para ser acionado”, disse.

“Como esse sistema não tem grandes consequências, porque por dentro dele circulam apenas informações e não recursos públicos, conseguimos controlar bem e proteger aos demais sistemas que compõem a Sefaz e o Governo do Estado”, explicou.

O Governo abriu uma sindicância e uma auditoria para apurar responsabilidades, e também reportou o caso Polícia Civil para investigação.

“Tentativas frequentes”

À imprensa, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que as tentativas de invasão do sistema do Governo são frequentes, mas que a tecnologia usada pela gestão tem sido atualizada e há previsão de mais investimentos na área para garantir a proteção de dados.

“A tecnologia tanto serve a nosso favor, como ela evolui também a favor daqueles que praticam esse tipo de coisa. É lamentável. Não é o primeiro, muito provavelmente não será o último”, afirmou.

“Estamos tomando as medidas necessárias para nos proteger, porque dados hoje são tudo. E a segurança digital é a própria segurança do funcionamento da máquina pública e de todos os serviços relevantes que prestamos ao cidadão e às empresas em Mato Grosso”, completou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/445488/visualizar/