Gasolina a preço de ouro
“Quem fala que aumentei ICMS de combustível está mentindo” Mendes acusa política que vincula os preços ao mercado internacional por aumentos sucessivos
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o Executivo não tem nenhuma parcela de culpa sobre as sucessivas altas no preço dos combustíveis fosseis (gasolina e diesel) nos últimos meses.
A declaração ocorre após políticos bolsonaristas culpaem governadores dos Estados pelos aumentos, por eles não baixam os ICMS dos combustíveis.
Somente para a gasolina, a Petrobrás já subiu o preço nove vezes esse ano, o que representou um acumulado de 51% no ano no preço do combustível.
“É uma conversa fiada. Quem fala que nós aumentamos imposto de combustível está mentindo para população”, disse o governador.
Mendes acusou a política que vincula os preços ao mercado internacional, usada pela Petrobras, pelos aumentos.
E o preço está um absurdo. Eu concordo com o cidadão
“O que aconteceu é que o preço na refinaria, na Petrobras, aumentou muito. Ele vem para distribuidora, vai para bomba e chega mais caro. E o preço está um absurdo. Eu concordo com o cidadão”, disse.
Zerar impostos
Uma das sugestões dos críticos é retirar completamente o ICMS dos combustíveis nos Estados, posto que o presidente Bolsonaro já zerou o PIS/Cofins sobre diesel.
Mendes afirmou que o recurso é fundamental para o investimentos em obras e ações e até para o pagamento da folha salarial.
“Subiu alguma vez o ICMS nesses dois anos que eu estou no Governo? O ICMS continua o mesmo desde o primeiro dia que virei governador. [...] Agora, a Petrobrás já aumentou nove vezes esse ano. Isso é verdade. E, aí, fazer o que? Quer que eu zere imposto? Posso até tentar”, disse.
“Mas não vai ter dinheiro para Segurança. Quem irá pagar o salário dos policiais militares? Quem vai pagar as empreiteiras? Eu só estou fazendo uma coisa: aplico corretamente o dinheiro público”, disse.
Comentários